Cadastro Positivo | Operadoras aderem ao Cadastro Positivo

Cadastro Positivo
Cadastro Positivo

As operadoras de serviços de telecomunicações aderiram ao Cadastro Positivo, sendo o segundo setor a contribuir para o programa depois das instituições financeiras. Veja, neste artigo, tudo sobre o Cadastro Positivo e a adesão das empresas de telecomunicações a ele. Vale a pena conferir!

Operadoras que aderiram ao Cadastro Positivo

Os clientes de serviços de telecomunicações (celular, inetrnet, TV por assinatura e telefone fixo) terão informações de pagamento no Cadastro Positivo. Essa será um ótima forma de ajudar os bons pagadores a conseguirem créditos com juros mais baixo e melhores condições de pagamento.

Todas as operadoras associadas ao SindiTelebrasil, passarão a compartilhar algumas informações financeiras dos clientes com o Cadastro Positivo. Veja na tabela abaixo quais são essas empresas de telecom:

Principais operadoras Associadas ao SindiTelebrasil
Aerotech Telecomunicações Alô Serviços de Telefonia América Net Atlantica Net Bracesso Telecomunicações
Brasas Telecom Brasil Telecom Cambridge Telecomunicações CEDNet Ciao Telecom
Claro CTBC Embratel GVT GoldenLine Telecom
GT Group Latin Amarica IIENet Telecom Nextel Nexus Telecomunicações
NWNet Telecom Oi Option Telecom Pontal Telecomunicações PT
Sercomtel TeleBras Telefonica TIM Vivo

Como você pode notar as quatro principais operadoras no Brasil, Vivo, Claro, TIM e Oi, estão entre as empresas que aderiram ao Cadastro Positivo.


Precisa de algum serviço de telecomunicações para a sua casa? Conheça os melhores planos das operadoras!


A expectativa é que as informações compartilhadas pelas empresas telecomunicações estejam disponíveis no Cadastro Positivo em até 90 dias.

Cadastro Positivo

O que é Cadastro Positivo? Basicamente, o Cadastro Positivo é o seu currículo financeiro. Nele, é possível encontrar informações sobre como cada pessoa consegue pagar todas as suas contas e compromissos relacionados à contratação de créditos.

De acordo com essas informações, você pode ganhar pontos positivos para conseguir créditos com juros menores e melhores condições de financiamento com bancos e instituições financeiras.

Como posso me cadastrar no Cadastro Positivo?

Cadastrar Cadastro Positivo

Para se cadastrar no Cadastro Positivo, basta você acessar o site de qualquer um dos birôs de crédito que operam no programa: Cadastro Positivo Boa Vista, Cadastro Positivo Serasa, Castro Positivo SPC Brasil e Cadastro Positivo Quod. Em seguida, siga as instruções e preencha todos os dados solicitados.

Após finalizar o cadastro, você já estará fazendo o seu histórico financeiro e poderá utilizá-lo para conseguir melhores condições para adquirir crédito.

É importante saber que a qualquer momento, você pode pedir para cancelar o seu cadastro. Após fazer a solicitação de cancelamento da conta do Cadastro Positivo, a instituição de crédito tem até 2 dias úteis para finalizar a exclusão do cadastro e comunicar os outros birôs.

Como funciona o Cadastro Positivo?

Depois que você se cadastrar no Cadastro Positivo será possível acessar todo o seu histórico financeiro através do seu CPF. Confira as informações que você poderá ter acesso:

  • Totais Financiados
  • Quantidades de parcelas
  • Valores das parcelas
  • Comportamento e pontualidade de pagamento

Além disso, o cadastrado pode ser avaliado de acordo como o histórico de pagamentos relacionados à contas de serviços continuados (água, luz, telefone, gás e outros). A partir dessas informações, as instituições fornecedoras de créditos podem avaliar o risco e conceder créditos com melhores condições para os bons pagadores, sendo esta uma das principais vantagens de fazer uma conta no Cadastro Positivo.

Informações Cadastro Positivo

Cada cadastrado receberá um score (pontuação) de acordo como comportamento. Confira alguns fatores que influenciam no Score Cadastro Positivo:

  • Quantidade de pagamentos atrasados nos últimos meses
  • Tempo que os pagamentos ficaram ou estão atrasados
  • Idade dos atrasos

Além disso, o momento financeiro do cadastrado também influencia na pontuação. Conheça algumas variáveis analisadas:

  • Total de crédito já contratado
  • Tipo de dívida: empréstimo, financiamento e outros
  • Quantidade de vezes que o cadastrado buscou por crédito

Não se preocupe, porque não serão todas as suas informações financeiras que serão compartilhadas. Veja alguns dados que não poderão ser encontrados no Cadastro Positivo:

  • Salário do cadastrado
  • Valor da aposentadoria
  • Saldo bancários
  • Detalhes de compara e limites de cartões de crédito

A ideia principal do Cadastro Positivo é que aos poucos os cadastrados construam um histórico financeiro e consigam melhores condições na contratação de créditos.

Quem poderá acessar as minhas informações no Cadastro Positivo?

Acesso Cadastro Positivo

Além do dono da conta do Cadastro Positivo, as informações serão compartilhadas com os birôs de créditos operadores do Cadastro Positivos, sendo eles:

  • Cadastro Positivo Boa Vista
  • Cadastro Positivo Serasa
  • Cadastro Positivo SPC
  • Cadastro Positivo Quod

Estas são empresas que oferecem crédito para os consumidores. É importante saber que as informações não poderão acessadas por outros cadastrados no Cadastro Positivo.

Não deixe de fazer o seu cadastro e aproveita as vantagens do Cadastro Positivo!

Atualizado