Cobertura TIM 5G: operadora inicia testes da rede 5G no Brasil

A TIM iniciou os testes da tecnologia rede 5G em São Paulo e no Rio de Janeiro. A iniciativa visa preparar a expansão da rede de quinta geração.


TIM inicia testes com uso da tecnologia 5G

TIM 5G

A operadora TIM iniciou os testes iniciou os testes de uso da tecnologia de 5G em São Paulo e no Rio de Janeiro. Os testes serão utilizados para a avaliações da operadora sobre a sua rede e as funcionalidades.

Isso inclui a agregação das frequências, o compartilhamento das redes e a conexão de dados em baixa latência. Isso vai beneficiar diretamente os clientes dos planos TIM de celular da operadora que estão nessa região.

Conheça os planos TIM Controle e aproveite a cobertura 5G!
TIM Controle

TIM é a primeira operadora com 5G

A TIM é a primeira operadora com 5G no país, depois de ter ativado uma rede 5G Stand Alone (que não depende da tecnologia de 4G). Os pilotos acontecem no Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, e na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte da série de testes realizados pela operadora neste ano. As experiências começaram em maio, em Brasília (DF), durante o Digital Day, e em Rondonópolis (MT), em uma demonstração das aplicações do 5G para o agronegócio.

Veja os planos TIM Black e aproveite a tecnologia 5G da TIM!
TIM Black

Expansão da Rede 5G da TIM

Os testes fazem parte da série de 20 iniciativas da TIM, anunciadas pela operadora ao Ministério das Comunicações, relacionadas ao 5G Stand Alone, que é o padrão definido pelo Governo Federal para a implementação da rede 5G no Brasil. Trata-se de uma estratégia de expansão da Rede 5G da TIM.

O diretor de Engenharia e Implementação da Rede da TIM, Marco Di Constanzo, explicou que os testes são fundamentais para estabelecer as bases de um 5G com qualidade que a operadora pretende oferecer aos seus clientes.

"Somos líderes em cobertura 4G no país e pioneiros na implementação de projetos 5G, com criação de living Labs desde 2019. Agora, estamos reforçando os pilotos do 5G Stand Alone, que será a tecnologia adotada oficialmente no Brasil, e já alcançamos velocidades superiores a 1.5Gbps, muito maiores do que as disponíveis em 4G", pontuou.

Saiba quais os planos TIM Internet com a tecnologia 5G!
TIM Internet

Rede TIM 5G disponível em mais cidades do Brasil

Depois da expansão da cobertura do 5G DSS (tecnologia de transição para o 5G definitivo), a TIM pretende expandir para mais localidades nos municípios que já estão na fase de testes. Em São Paulo, por exemplo, o 5G DSS da TIM já estava disponível em vários pontos da cidade. Isso inclui os arredores do Itaim Bibi e na Avenida Paulista. Agora foi ativado em toda a Marginal Pinheiros e no entorno do Parque do Ibirapuera.

Além do Rio de Janeiro e São Paulo, moradores de Brasília, Belo Horizonte e Curitiba já podem contar com alguns pontos com a rede de 5G. As próximas etapas incluem Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, Campinas, Santos e Florianópolis.

FAQ - Perguntas frequentes sobre a Rede TIM 5G

O que é a Rede TIM 5G?

O 5G é a evolução da tecnologia de banda larga sem fio, sendo a evolução das tecnologias 3G e 4G. Isso significa mais velocidade de navegação. Enquanto a tencologia 4G entrega uma velocidade de cerca de 33 Mbps, a tecnologia 5G pode ser até 20 vezes mais rápida, superando 1 Gbps.

Qual a cobertura da Rede 5G da TIM?

A TIM já tem uma das melhores coberturas da tecnologia 4G do Brasil e já iniciou os testes para a implementação da tecnologia 5G. Atualmente, os usuários de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba podem contar com pontos de cobertura da Rede 5G da TIM. A expextativa é que a operadora aumente a cobertura para mais regiões do Brasil ainda este ano.

Quais os planos da TIM tem 5G?

Os planos da TIM com 5G são os que utilizam a transmissão de sinal. Por isso, os usuários com os planos de celular da TIM podem aproveitar os benefícios, mas também os clientes dos planos de internet TIM Live.

Atualizado