Quer saber como enviar dinheiro para outro país? Conheça a empresa de transferência internacional MoneyGram.


MoneyGram

As pessoas necessitam enviar dinheiro para fora do Brasil por muitos motivos. Seja para a manutenção ou compra de algum imóvel, para familiares, amigos ou para o pagamento de alguma dívida.

Pensando nestes motivos, a MoneyGram oferece aos seus clientes uma forma rápida, fácil e segura de realizar essas transações internacionais. Se você quer conhecer mais sobre os serviços desta empresa, acompanhe as informações que separamos logo abaixo neste artigo.

MoneyGram | Remessas internacionais

A empresa MoneyGram está presente no mercado financeiro de transferência internacional de dinheiro a mais de 80 anos. Com presença mundial, ela já conta com mais de trezentos e cinquenta mil locais de atendimento ao público espalhados em todo o mundo.

De forma simplificada, a MoneyGram trabalha de dois jeitos: com a transferência em espécie ou com a transferência bancária. Para tal, os clientes devem ir a algum posto ou agente da empresa e realizar o processo de transferência.

Como fazer transferência internacional com a MoneyGram?

Um pouco diferente de outras empresas que realizam o mesmo tipo de serviço, a MoneyGram realiza o processo presencialmente. Ou seja, é necessário que o cliente se desloque até um posto de atendimento ou encontre um dos agentes mais próximos de sua residência.

Dessa forma, para que a transferência internacional ocorra sem maiores problemas, o passo a passo abaixo deve.

  1. Acessar o site da MoneyGram para descobrir o local de atendimento mais próximo.
  2. Depois, ir até o local e realizar um cadastro com um agente da empresa.
  3. Mostrar um documento com foto (RG ou CNH, por exemplo).
  4. Preencher corretamente o formulário de envio da remessa.
  5. Informar os dados solicitados: dados pessoais do destinatário e a cidade.
  6. Realizar o pagamento do valor enviado, acrescido dos custos da transação.
  7. Anotar a referência do formulário de envio. Este código deverá ser informado pelo beneficiário que for retirar o dinheiro.

Um fato que necessita de atenção é em relação aos valores e as moedas de transferência. Isso porque, você só poderá pagar pelas transferências com dinheiro em espécie ou em dólares.

Ou seja, o valor da sua remessa será primeiro convertido de reais para dólares. Para só então, ser convertido novamente para outra moeda (se este for o caso).

Outro ponto é que o pagamento dos custos da transação internacional também precisam ser pagos em dólares.

Limite na MoneyGram para o envio das remessas

A MoneyGram é uma empresa que aplica um limite para realizar o envio de suas remessas internacionais. Dessa forma, os seus clientes não podem ultrapassar o valor de dez mil dólares por agente. Esse valor também é levado em conta como equivalente para as outras moedas.

Porém, também deve-se ter atenção ao limite de recebimento para qual você deseja enviar o dinheiro, pois pode acontecer dele ser menor que o limite do país de envio. Veja a seguir, o exemplo de alguns países e os seus limites máximos de recebimento:

  • Alemanha: 7.000,00 euros.
  • Espanha: 3.000,00 euros.
  • Estados Unidos: 10.000,00 dólares.
  • França: 7.000,00 euros.
  • Holanda: 2.000,00 euros.
  • Portugal: 7.000,00 euros.
  • Itália: 999,99 euros.
  • Canadá: 10.000,00 dólares canadenses.
  • Bélgica: 7.000,00 euros.

Documentos para transferências na MoneyGram

Os documentos necessários para realizar o envio das remessas internacionais vai depender de algumas características pessoais, se você é brasileiro ou estrangeiro. No entanto, eles são poucos e bem simples de ter acesso. Acompanhe:

  • Documentos para brasileiros: CNH ou RG, e CPF.
  • Documentos para estrangeiros residentes no Brasil: CNH ou carteira de identidade de estrangeiro.
  • Documentos para estrangeiros do Mercosul: passaporte ou então, a carteira de identidade do estrangeiro.
  • Documentos de estrangeiros de outros países: apenas o passaporte.

Taxas da transferência internacional MoneyGram

Na empresa MoneyGram as taxas não são fixas, pois, elas variam de acordo com o valor, os agentes e a moeda de envio da remessa. Porém, vale ter em mente que quando a empresa realiza a dupla conversão (de real para dólar e depois para a moeda de destino), há margem de lucro nas duas conversões.

Por isso, para se basear e ficar mais próximo do valor real, os clientes podem realizar uma simulação da transferência internacional na própria ferramenta de estimativa de custos da empresa. Assim, é mais fácil conferir as taxas a serem pagas e ninguém é “pego de surpresa”.

Como receber dinheiro do exterior no Brasil?

Nestes casos, você também precisa comparecer presencialmente a uma agência MoneyGram e solicitar o número de referência da transferência, preencher um formulário de recebimento, onde deve ser incluído o número de referência que o remetente lhe informou e depois, com o formulário e um documento de identificação válido, receber a transferência internacional.

Como pode acontecer de os requisitos para receber o dinheiro do exterior variarem, uma dica é entrar em contato antecipadamente com a agência e o agente. Assim, você consegue economizar tempo ao realizar o procedimento corretamente.

Enviar dinheiro pela MoneyGram é seguro?

Sim. Mesmo que o procedimento tenha que ser feito presencialmente, a MoneyGram trabalha de acordo com as normas brasileiras estabelecidas para este segmento. Além disso, ela também atua por meio de parceiros, alguns deles são: OuroMinas, Banco Daycoval, Confidence Câmbio entre outros. Saiba mais sobre outras empresas de transferência internacional: Remessa Online e Wise.

FAQ MoneyGram - Perguntas frequentes

O que é MoneyGram?

A MoneyGram é uma empresa que oferece o serviço de transferência internacional por telefone, online ou presencialmente. Dessa forma, os clientes podem receber e enviar dinheiro para o exterior com segurança e agilidade.

Quanto tempo demora para receber dinheiro pela MoneyGram?

A MoneyGram informa que o recebimento do dinheiro acontece em apenas alguns minutos. No entanto, alguns fatores precisam ser considerados, como feriados, horário de funcionamento, legislação e outras regulamentações locais. Em alguns casos, o dinheiro pode cair apenas no próximo dia útil.

Como acompanhar envio de dinheiro pelo site da MoneyGram?

O cliente pode acompanhar no site da MoneyGram o status da remessa internacional com o sobrenome do emissor da transferência e o número de referência.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!