Score Serasa | Como aumentar o Score?

Confira dicas para aumentar o score
Confira dicas para aumentar o score

Você quer aumentar o Serasa Score, mas não sabe como? A seguir vamos compartilhar as principais dicas para aumentar seu score e conseguir solicitar financiamentos, empréstimos, cartão de crédito e muito mais. Confira!

O que é Serasa Score?

O que é Serasa Score?

Antes de compartilhar algumas dicas de como aumentar o Serasa Score, nós queremos explicar o que é esse serviço da Serasa Experian, que é uma empresa privada que fornece dados para análise de crédito dos brasileiros.

A Serasa desenvolveu um sistema de pontuação, chamado Serasa Score, que analisa o consumidor de acordo com a vida financeira. Dessa forma, o Score da Serasa fornece uma pontuação de acordo com o perfil de consumo de cada pessoa física através do número do CPF.

O cálculo do Score é gerado com base nas informações enviadas por bancos, instituições financeiras e empresas, que mostram regularidades, dívidas, contas em atraso, nível de consumo e outros fatores.

Como consultar Score Serasa?

Você pode consultar o seu Score da Serasa de maneira online e rápida. Você só precisa ter em mãos o seu CPF, então veja o passo a passo:

  1. Entre no site da Serasa.
  2. Faça login na sua conta Serasa.
  3. Se você ainda não tem login e senha, crie um perfil.
  4. Preencha o cadastro.
  5. Verifique o seu Score na tela do computador ou smartphone.

Como consultar o score do Serasa grátis?

Muita gente não sabe, mas a consulta do score no site da Serasa é gratuita. Sendo assim, faça quantas consultas precisar no site da Serasa para verificar a sua pontuação atual.

É importante saber que a pontuação é calculado no momento exato da consulta, portanto, se ocorrer algum atraso ou irregularidade após essa consulta, o seu score pode baixar.

Isso porque o sistema do score da Serasa serve para avaliar a saúde financeira do usuário antes de liberar a contratação de serviços em bancos, lojas e financeiras.

O que é Score baixo?

Seu Score está baixo, mas você não sabe o que significa? Fique tranquilo. A seguir vamos explicar o que é um Score baixo.

Se a sua pontuação está abaixo de 300 pontos, então você tem um perfil de consumidor com alto risco de inadimplência. Isso quer dizer que as empresas podem negar solicitações de crédito ou transação financeira por considerar que pelo seu histórico vcoê é um mau pagador.

Dessa forma, conseguir empréstimos, financiamentos ou outros tipos de crédito não será uma tarefa fácil.

O que é Score alto?

Score alto ou baixo?

Se o seu score está alto, então o seu perfil de consumidor indica baixo risco de inadimplência e você é visto pelas empresas como um ótimo pagador.

Isso significa que a pontuação do seu score está acima de 700 pontos, ou seja, muito próximo dos 1.000 pontos.

Sendo assim, ao solicitar empréstimos, financiamentos, cartão de crédito, limite de crédito ou realizar outras operações financeiras, as chances de ser aprovado são altas.

Embora cada instituição financeira tenha o seu próprio processo de aprovação e reprovação de crédito, é importante ter um score alto para conseguir crédito no mercado.

Qual é o Score ideal?

Como comentamos antes, cada instituição financeira tem o seu próprio sistema de análise de crédito, já que outros fatores podem impactar na aprovação ou reprovação das operações financeiras das empresas, como políticas de oferta de créditos, cenário econômico, acordos facilitadores, entre outros.

Porém, as financeiras têm como base um Score de 700 pontos para a aprovação de um financiamento.

Mas vale considerar que esse número é só um ponto de partida, já que o pagamento de uma entrada, por exemplo, pode fazer com que a instituição aceite um Score menor.

Como aumentar o Serasa Score?

Agora que você já sabe o que é e como funciona o Score do CPF, vamos dar dicas de como aumentar score na Serasa. Confira a seguir!

10 dicas para aumentar o Score

Faça um planejamento

Se você tem o objetivo de conseguir empréstimo, cartão de crédito, aumento de cheque especial, abertura de crediário ou financiamento, planeje o que pode ser feito para aumentar o Score até o momento da solicitação. Confira 10 dicas de apps de controle financeiro!

Regularize as dívidas

Consulte na Serasa Limpa Nome se existem dívidas antigas ou protestos no seu CPF e tente pagar o quanto antes para aumentar seu Score. Pode acontecer que você tenha esquecido de pagar uma dívida do passado ou até descobrir um engano por parte da empresa, por isso consulte o seu CPF.

Atualize seus dados pessoais

Procure sempre manter os seus dados cadastrais atualizados para ser o mais transparente possível com as empresas. Atualizar os endereços no banco pode ser uma ação simples, mas que informa as instituições sobre o paradeiro do cliente e dá mais confiança.

Evite atrasar o pagamento de contas

Evite ao máximo atrasar o pagamento das suas contas para não ter que pagar juros. Além de te ajudar a economizar e evitar corbranças abusivas por atraso, você mantém o histórico de bom pagador e não perde pontos no Serasa Score.

Coloque as contas no débito automático

Como aumentar score

Um ótimo truque para não atrasar as contas é utilizar o débito automático do seu cartão ou conta corrente para pagar as suas despesas dentro do prazo. Sabemos que é comum esquecer de realizar um pagamento até a data do vencimento, mas para aumentar o Score é recomendável pagar as contas em dia.

Mantenha o Cadastro Positivo ativo

A Serasa oferece o Cadastro Positivo para as empresas coletarem as informações do comportamento dos consumidores cadastrados. Se você mantém o seu Cadastro Positivo ativo e atualizado, então tem grandes chances de ser visto pelas empresas como um ótimo cliente.

Crie bons hábitos financeiros

Alguns hábitos financeiros podem prejudicar o seu score na Serasa, então evite usar o cheque especial, não use o limite total do seu cartão de crédito, parcele compras o mínimo possível e evite solicitar crédito em várias instituições.

Tenha contas em seu nome

Ter contas de consumo no seu nome é uma dica para aumentar o Serasa Score. Quando contas simples como telefone, internet, gás e água são pagas em dia, o seu perfil pode ser enxergado positivamente e isso também pode ajudar a aumentar o score.

Organize a sua renda

O ideal é não comprometer mais do que 20% do seu salário com pagamento de dívidas. Se você tem uma renda de R$ 1.000 por mês, então as prestações de contas não podem ser maiores do que R$ 200, por exemplo.

Mantenha uma relação duradoura com empresas

Quando um cliente tem uma relação de longa data com uma empresa, o histórico de crédito pode se tornar positivo diante de outras instituições. Dessa forma, ter um cartão de crédito há mais de seis anos com um banco ou um limite de cheque especial há mais de três anos, por exemplo, são situações que podem influenciar no aumento do score na Serasa.

Quanto tempo demora para aumentar o Score?

Depois de seguir todas as nossas dicas, você pode esperar pelo aumento do seu score na Serasa. A verdade é que a pontuação do Serasa Score é dinâmica, ou seja, varia de um dia para o outro.

Sendo assim, ao colocar em prática esses truques para aumentar o score, verifique diariamente a sua pontuação para saber se conseguiu os pontos desejados.

Agora que você já sabe como aumentar o Serasa Score, comece já a colocar as nossas dicas em prática e aproveite para conhecer a plataforma de crédito Serasa eCred.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado