Bitcoin vale a pena? | Saiba o que é bitcoin e como funciona

O que é bitcoin? Saiba como funciona e se vale a pena investir em bitcoin
O que é bitcoin? Saiba como funciona e se vale a pena investir em bitcoin

O bitcoin √© uma moeda virtual que atraiu muitos olhares nos √ļltimos anos por sua valoriza√ß√£o no mercado. Se voc√™ quer saber mais sobre bitcoin e descobrir como essa moeda digital funciona, a seguir vamos compartilhar todas essas informa√ß√Ķes. Confira!

O que é bitcoin?

O que é Bitcoin

O bitcoin foi criado por Satoshi Nakamoto, em 2009, como uma alternativa para as moedas existentes no sistema financeiro at√© hoje. Satoshi Nakamoto, que √© o pseud√īnimo do criador ou dos criadores do bitcoin, escreveu um artigo descrevendo o funcionamento do mesmo em 2007 e a vers√£o inicial do software foi lan√ßada em 2009.

A principal diferen√ßa em rela√ß√£o √†s outras moedas √© que o bitcoin funciona como um arquivo digital e n√£o pode ser impresso ou criado pelos governos ou bancos. Dessa forma, desde a sua cria√ß√£o, o bitcoin tem um limite conhecido, definido pelo algoritmo em que ele foi criado, que √© o total de 21 milh√Ķes de bitcoins.

A √ļnica forma de criar um bitcoin √© atrav√©s de um processo computacional relativamente complexo, conhecido como ‚Äúmining‚ÄĚ ou minera√ß√£o de bitcoins. Sendo assim, quando o mercado de bitcoins atingir essa quantidade, o mesmo vai deixar de existir.

Como funciona o mercado de bitcoin?

Por ser uma moeda virtual, todas as transa√ß√Ķes realizadas com o bitcoin ficam armazenadas na internet, em algo similar a um banco de dados descentralizado, que √© conhecido como ‚Äúblockchain‚ÄĚ. Esse banco de dados utiliza criptografia para registrar as transa√ß√Ķes e elas s√£o validadas a partir de todos os usu√°rios que est√£o neste sistema.

Dessa forma, as transa√ß√Ķes do mercado de bitcoin n√£o conseguem ser rastreadas, exceto por aqueles que realizaram a mesma. Isso porque o sistema funciona de maneira ‚Äúpeer to peer‚ÄĚ ou ponta a ponta. Dessa forma, ele opera de maneira descentralizada.

Entenda o blockchain

O blockchain √© um banco de dados distribu√≠dos no qual s√£o registradas todas as transa√ß√Ķes feitas com o bitcoin. A tecnologia em que esse sistema foi criado permite que os dados sejam transmitidos para todos os participantes da rede, de maneira descentralizada e transparente. Portanto, ele n√£o √© intermediado por nenhum tipo de banco ou governo, por√©m, o bitcoin √© associado a um n√ļmero que somente o dono conhece.

Basicamente, o registro funciona da seguinte forma: o pagador X enviou Z bitcoins para o vendedor Y, essa informa√ß√£o √© armazenada e transmitida pelo software e validada pelos mineradores de bitcoin, que conseguem ‚Äúminerar‚ÄĚ a moeda a partir da valida√ß√£o de diversas transa√ß√Ķes.

Toda transação que é considerada como válida é adicionada no próximo bloco da cadeia de blocos a cada 10 minutos. Dessa forma, na cadeia de blocos são armazenados todos os registros. Por isso, a blockchain tem todo o histórico, desde a primeira transação até a mais recente, criptografada, sendo ela ainda imutável e segura.

Transa√ß√Ķes em bitcoin

As transa√ß√Ķes realizadas com o bitcoin acontecem entre o remetente e o destinat√°rio e s√£o formadas por c√≥digos de 64 caracteres, chamados de carteira digital. Sendo assim, cada transa√ß√£o √© realizada na internet, n√£o sendo poss√≠vel cancelar ou mudar ela ap√≥s o envio.

Carteiras de bitcoin

Para armazenar o bitcoin existem v√°rios tipos de carteira, desde a carteira digital, que armazena as informa√ß√Ķes necess√°rias para que as trocas aconte√ßam, at√© carteiras offlines. Todas elas utilizam criptografia de chave p√ļblica, em que s√£o geradas uma chave p√ļblica e outra privada, sendo a primeira respons√°vel por divulgar o recebimento de bitcoins e a segunda respons√°vel por acessar a carteira.

  • As transa√ß√Ķes de bitcoin podem ser divididas em quatro tipos:
  • Carteira f√≠sica ou hardware: √© utilizado geralmente um pendrive para armazenar as informa√ß√Ķes;
  • Software de carteira: √© utilizado um aplicativo de computador ou celular para fazer transa√ß√Ķes e armazenar as chaves;
  • Servi√ßo de carteira: um site faz o armazenamento em nuvem do bitcoin dos usu√°rios;
  • Carteira offline: carteiras de bitcoin que nunca se conectam √† internet.

Geralmente, se recomenda a quem tem bitcoin ter uma carteira física e também ter uma carteira física ou off-line de backup, pois já houveram casos em que tanto softwares quanto serviços de carteira acabaram sendo invadidos e alguns usuários perderam os bitcoins armazenados.

Como comprar bitcoin?

Comprar bitcoin

Para comprar bitcoin existem diferentes formas, mas, basicamente, você deve abrir uma conta numa Exchange, que é como se fosse uma corretora específica para criptomoedas. A partir disso, você pode realizar a transferência bancária, via doc, ted ou até mesmo a partir de depósitos.

Ap√≥s fazer isso, basta informar o pre√ßo e a quantidade de bitcoins que voc√™ deseja comprar. Se algu√©m estiver vendendo bitcoins nessa mesma quantidade e valor, a transa√ß√£o ser√° realizada, funcionando de maneira similar ao mercado de a√ß√Ķes.

Chave bitcoin

Para validar a transação, você deve inserir sua assinatura digital ou senha criada na Exchange, utilizando a sua chave privada. Dessa forma, caso a chave privada seja perdida, ninguém terá acesso a mesma. Por isso, é muito importante que você tenha um backup e informe a sua esposa, marido, filhos ou outros dependentes e deixe registrado todo o procedimento necessário para acessar sua carteira de bitcoins.

Popularização do bitcoin no mercado

O Paypal anunciou em outubro de 2020 que vai permitir a seus clientes comprar, vender e manter moedas digitais na plataforma, devendo iniciar esse servi√ßo em 2021. De acordo com an√ļncio, ser√£o aceitas as seguintes criptomoedas: Bitcoin, Bitcoin Cash, Ether e LiteCoin.

Al√©m do Paypal, diversas outras iniciativas est√£o sendo adotadas para a populariza√ß√£o do bitcoin. O blockchain tamb√©m j√° est√° sendo utilizado em diversas outras √°reas do mercado, principalmente relacionadas √† seguran√ßa de dados, mas tamb√©m em startups de eventos, medicina, m√ļsica, varejo e v√°rios outros segmentos.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informa√ß√Ķes e dicas sobre investimento e finan√ßas de um jeito simples para voc√™!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado