Governo libera serviços digitais nos aplicativos de bancos

Serviços do Governo Federal estarão disponíveis nos apps de alguns bancos
Serviços do Governo Federal estarão disponíveis nos apps de alguns bancos

O Governo Federal liberou alguns serviços digitais para serem acessados pelos aplicativos de alguns bancos. Isso mesmo! Através dos apps de quatro bancos será possível ter acesso aos serviços digitais do governo, como o Meu INSS, Carteira de Trabalho Digital, Auxílio Emergencial e outros. Saiba mais a seguir!


Serviços digitais do Governo nos aplicativos de bancos

Serviços do governo nos apps de bancos

Antes de explicar como vai funcionar a novidade, vamos começar explicando quais são os serviços digitais que estarão disponível nos aplicativos bancários. São eles: Entregar Meu Imposto de Renda (DIRPF), Acompanhar solicitação do Auxílio Emergencial (COVID 19), Sacar o Abono Salarial, Solicitar o Seguro-Desemprego (SD), Obter Passaporte e outros.

De qualquer forma, é importante lembrar que esses serviços digitais podem ser acessados pelo site oficial do Governo Federal por qualquer brasileiro que precisa resolver esses assuntos remotamente.

Além da página web, os cidadãos podem baixar o aplicativo gov.br através da loja virtual dos smartphones com sistema Android e iOS. No app do Governo Federal, os usuários podem acessar os serviços como o Meu INSS, CTPS Digital, ENEM, eCAC ou MEI.

Quais bancos vão participar?

Para facilitar a vida de milhões de brasileiros, a partir de agora, os serviços digitais do Governo Federal podem ser acessados pelos aplicativos de quatro bancos. De acordo com as informações divulgadas, os serviços disponíveis pelos apps desses bancos são: Meu INSS, Carteira Digital de Trânsito, Carteira de Trabalho Digital, saque do abono salarial e solicitação de seguro-desemprego.

Por enquanto, apenas o Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul e BRB podem oferecer esses serviços nos seus aplicativos.

Além desses quatro bancos, a cooperativa financeira Sicoob também passou a disponibilizar o acesso aos serviços do Governo pelo seu aplicativo.

Vantagens para alguns estados e municípios

Os estados e municípios que já aderiram ao gov.br oferecem aos usuários algumas vantagens na hora do acesso. Isso porque os usuários poderão acessar serviços digitais, como o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), arrecadado pelos estados, ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e taxas de limpeza e de iluminação pública.

Já são mais de 11 estados, 74 municípios e 11 e o Distrito Federal que estão integrados com a plataforma do governo. Além disso, já são mais de 93 milhões de cidadãos cadastrados no gov.br e que podem utilizar os serviços digitais oferecidos.

O que é cadastro no gov.br?

É importante saber que para ter acesso aos serviços digitais do Governo é preciso fazer um cadastro na plataforma. Esse recurso funciona como uma forma de identificação e autenticação do cidadão para oferecer um controle de acesso unificado.

O acesso digital é realizado através da conta criada no gov.br para que o usuário tenha acesso aos serviços públicos digitais. Com apenas um único usuário e senha, o usuário pode utilizar todos os serviços públicos digitais disponibilizados pelo Governo.

Sendo assim, antes o acesso a esses serviços era realizado apenas através do site ou app do Governo, mas a partir de agora é possível entrar em alguns desses serviços através do Banco do Brasil, Bradesco, Banrisul, BRB e a cooperativa financeira Sicoob.

Para que serve o cadastro no gov.br?

O cadastro no Gov.br serve para facilitar a vida dos cidadãos do Brasil que desejam ter fácil acesso em um único lugar a todos os serviços públicos do Governo. Esse é um canal direto e rápido para os usuários que desejam resolver questões relacionadas com os órgãos federais.

Para fazer o cadastro só é necessário ser brasileiro ou estrangeiro que tenha registro na base de dados do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Os seus dados básicos precisam ser informados no momento do cadastro.

Como fazer o cadastro no Gov.br?

Se você ainda não tem o cadastro no Gov.br, confira a seguir como se cadastrar.

  1. Acesse o portal do gov.br.
  2. Toque em "acessar a sua conta gov.br".
  3. Clique em "crie sua conta".
  4. Informe seus dados básicos, como Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, telefone celular e e-mail.
  5. Aperte em "Não sou um robô".
  6. Leia os termos de uso e clique em "Eu aceito os Termos de Uso e Política de Privacidade".
  7. Responda às perguntas criadas pelo sistema para validar seus dados.
  8. Informe como deseja que o seu cadastro seja habilitado por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado.
  9. Após receber o aviso de habilitação, clique no link enviado para ativar a sua conta.
  10. Agora é só informar seu CPF e escolher uma senha de acesso.
  11. Crie sua senha de acesso e pronto.
  12. Cadastro efetuado com sucesso!

Como acessar os serviços digitais nos apps dos bancos?

É fácil acessar os serviços digitais nos aplicativos dos bancos. Primeiro, o usuário deve acessar pelos sites ou aplicativos do Governo que possuem a autenticação por meio da opção gov.br.

Depois, ele será redirecionado para uma tela com a seguinte apresentação: Bancos Credenciados. Se você tem conta em algum desses bancos, então é só selecionar em qual deseja continuar com o seu acesso.

Como acessar os serviços digitais pela cooperativa financeira Sicoob?

Mas se deseja continuar com o procedimento através da cooperativa financeira Sicoob, basta selecionar e aguardar ser direcionado para o ambiente da cooperativa.

Neste caso, um código será enviado para o seu celular para realizar a confirmação do usuário. Sendo assim, o usuário precisará aprovar o compartilhamento dos dados pessoais e a forma como deseja revogar essa decisão.

Depois, o cooperador poderá acessar os serviços de forma identificada. São mais de cinco milhões de clientes da cooperativa que podem utilizar os serviços digitais, de acordo com a Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia.

É preciso informar que para entrar na plataforma gov.br o usuário pode utilizar as mesmas credenciais de acesso criadas no aplicativo da Sicoob.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado