Corretora de valores | Como funciona e quais são as melhores?

Melhores corretoras de valores | 2021
Melhores corretoras de valores | 2021

Saiba a seguir como funcionam as corretoras de valores e encontre a melhor opção para os seus investimentos.


Conta Investimento Vantagem Abrir conta
Órama Investimento Conta grátis e assessoria especializada | Investimentos para todos perfis Conta Órama
Rico Investimento Conta grátis e corretagem zero | Investimento a partir de R$ 40 Abrir conta iOS
Abrir conta Android
Empiricus Plataforma digital de investimento | Cursos e assinaturas Conta Empiricus

Corretora de valores

Se você está interessado em começar a investir, nós temos muita informação para compartilhar para que essa jornada seja fácil, educativa e segura. Sendo assim, vamos começar explicando o que é uma corretora de valores e como funciona esse tipo de negócio.

Uma corretora de valores, ou corretora de investimentos, é uma instituição financeira que garante que as pessoas tenham acesso aos produtos de investimentos na Bolsa de Valores.

Dessa forma, podemos dizer que a corretora de valores é a principal ligação entre o investidor e os investimentos disponíveis no mercado financeiro, como Ações, Fundos, Tesouro Direto, entre outros.

A principal função da corretora de investimentos é atuar como intermediária na compra e venda de ativos financeiros. Vale destacar que essas instituições têm autorização do Banco Central e são fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Como funciona a corretora de valores?

Existem corretoras de valores que são independentes e corretoras que são ligadas aos bancos e bancos digitais. O processo de cadastro e operações é o mesmo para ambas.

Na prática, os investidores precisam abrir uma conta na corretora de valores para começar a gestionar os investimentos.

Como abrir conta na corretora?

Para abrir conta na corretora de investimentos, basta preencher um cadastro no site da corretora da sua escolha e responder um questionário para a instituição entender o seu perfil de investidor.

Também será necessário enviar alguns documentos. Todo o processo de abertura da conta em uma corretora pode ser feito online, no site ou aplicativo.

Se o cadastro for aprovado, o investidor iniciante precisa fazer um depósito para começar seus investimentos e fazer suas transações com intermediação da corretora.

Feito isso, o investidor escolhe seus investimentos, informa quais os valores do seu dinheiro pretende usar e passa a acompanhar os resultados (lucros ou perdas).

O que faz uma corretora de valores?

Corretora de valores

Como explicamos no início do texto, as corretoras servem para gestionar os investimentos dos seus clientes no mercado financeira. Porém, existem outras funções realizadas por esse tipo de instituição e nós vamos explicar melhor a seguir para que você saiba mais sobre o funcionamento do mercado de investimentos. Confira!

 Promover oferta pública de ações

O IPO, “Initial Public Offering” ou “Oferta Pública Inicial” em português, acontece quando uma empresa começa a negociar as suas ações na Bolsa de Valores do Brasil, a B3.

Para que essa oferta inicial chegue até os investidores, as corretoras de valores se tornam responsáveis em oferecer a compra e venda das ações da empresa nova na Bolsa de Valores.

 Executar ordens de compra e venda

Quando um investidor se interessa em comprar um ativo na plataforma da sua corretora, ele precisa aguardar que a instituição execute a ordem.

Dessa forma, a corretora e a Bolsa de Valores verificarão se existe um investidor interessado em comprar aquela ação com o preço oferecido.

 Gestionar fundos e clubes de Investimentos

As corretoras de valores também oferecem Clubes e Fundos de Investimentos para os investidores.

Esses clubes, normalmente, compram diferentes tipos de investimentos e distribuem os lucros aos investidores, de maneira proporcional de acordo com as cotas que cada um tem.

 Prestar assessoria de investimentos

Muitas corretoras de valores oferecem o serviço de assessoria de investimentos para orientar os seus clientes, principalmente quem está começando a investir agora.

Dessa forma, os investidores recebem orientações de profissionais preparados e com experiência em gestão de carteiras de investimentos.

 Divulgar informação sobre o mercado financeiro

Com o objetivo de oferecer mais diferenciais para atrair novos investidores, as corretoras de valores disponibilizam diversos conteúdos sobre o mercado financeiro.

As corretoras compartilham seus conhecimentos em artigos, entrevistas, cursos, palestras, e-books, entre outros materiais.

Corretora de valores vale a pena?

Se ainda está na dúvida sobre os benefícios das corretoras de valores, veja a seguir quais são as principais vantagens de abrir uma conta nesse tipo de instituição financeira:

 Dedicação exclusiva

Muitos bancos também oferecem opções de investimentos, assim como as corretoras de valores.

Porém, um dos maiores benefícios das corretoras é a dedicação exclusiva aos investimentos dos seus clientes, diferente dos bancos que oferecem outros produtos e serviços.

 Ótima estrutura

Toda corretora séria oferece uma boa estrutura online, ágil, eficiente e segura. Afinal, os investidores precisam usar a plataforma constantemente para realizar transações financeiras.

Além disso, a maioria tem aplicativo próprio para facilitar a vida dos investidores no dia a dia.

 Valores acessíveis

Existem diversas corretoras de valores que oferecem produtos e serviços com preços baixos e que cabem no bolso de diversos investidores.

Algumas corretoras conseguem não cobrar taxas dos seus clientes, o que torna o investimento ainda mais atrativo.

 Atendimento de qualidade

As corretoras de valores têm um time de especialistas de alto padrão para assessorar os seus clientes.

Além disso, os materiais com dicas sobre o mercado financeiro são criados por especialistas em finanças e investimentos.

 Segurança

As corretoras de valores autorizadas pelo Banco Central e fiscalizadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) têm regras bem definidas e rígidas para atuar.

Dessa forma, o investidor pode ficar tranquilo quanto às operações realizadas por meio de uma corretora de investimentos.

 Portabilidade

Os investidores que estiverem insatisfeitos com os recursos da plataforma de uma corretora podem pedir portabilidade para outra instituição sem sofrer nenhuma cobrança.

Isso porque as corretoras de valores brasileiras têm recursos semelhantes, mas cada uma delas oferece incentivos, custos, atendimento e ferramentas diferenciadas.

Dicionário de investimento

Se você está começando a pesquisar sobre investir, certamente já percebeu que existe um vocabulário de investimentos que não faz parte do dia a dia. Porém, não se preocupe. Com pesquisas, estudos e prática, você vai se familiarizando com os termos utilizados pelas corretoras de valores.

Para ajudar quem está começando a investir, vamos explicar a seguir alguns termos populares nesse mercado. Confira a seguir!

  • Taxa de corretagem: taxa cobrada para operações na Bolsa de Valores. Algumas corretoras cobram taxa zero.
  • Taxa de custódia: taxa cobrada para guardar seus investimentos. Algumas corretoras também não fazem essa cobrança.
  • Corretora Taxa Zero: sem cobrança de nenhuma tarifa, sem taxas de administração, sem taxa de custódia da B3 e sem taxa de corretagem.
  • Home Broker: plataforma onde você compra e vende ações e outros ativos financeiros.
Investimento | Qual banco digital rende mais?
Saiba mais

Qual a melhor corretora de valores?

Entre tantas opções de corretoras de valores no Brasil, qual a melhor opção para você?

A resposta para essa pergunta precisa ser respondida depois que você entender o seu perfil de investidor, em quais tipos de investimentos deseja investir e qual o tipo de plataforma deseja usar.

Faça um comparativo entre as opções no mercado financeiro e escolha a melhor corretora de valores para você investir.

Melhores corretoras de valores

Rico Investimento
Rico | Investimento inteligente pelo aplicativo
Conta Investimento Vantagem Abrir conta
Órama Investimento Conta grátis e assessoria especializada | Investimentos para todos os perfis Conta Órama

FAQ Corretora de valores - Perguntas frequentes

O que é e o que faz uma corretora de valores?

A corretora de valores, também conhecida como corretora de investimentos, é a instituição que atua como intermediária entre um investidor e o mercado financeiro. Sendo assim, para começar a investir, o recomendável é abrir uma conta em uma corretora de valores, que é quem vai oferecer todo o suporte necessário para encontrar os melhores investimentos de acordo com o perfil do cliente.

Qual a melhor corretora para investidores iniciantes?

As melhores corretoras de valores para quem está começando a investir são: Órama, Easynvest, Inter, BTG Pactual Digital, XP Investimentos, Guide e Rico.

Quanto as corretoras de valores cobram?

As taxas de cada corretora de valor variam de acordo com o perfil do cliente e das operações realizadas. Existem algumas corretoras de investimento que têm taxa zero e outras que cobram taxa de corretagem, taxa de custódia, valor fixo ou percentual por operação.

O que é taxa de custódia?

A taxa de custódia é um valor pago pelo investidor para o registro do investimento na B3, a Bolsa de Valores do Brasil. Algumas corretoras cobram essa taxa, enquanto outras trabalham com taxa de custódia zero.

O que é taxa de corretagem?

A taxa de corretagem é o valor cobrado pelas corretoras de valores em cada operação realizada na Bolsa de Valores e pode ser fixa ou um percentual de acordo com o serviço. Ou seja, a taxa de corretagem é a comissão que a corretora recebe por cada negociação e compra ou venda de ativos.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado