Como começar a investir? | Dicas e tipos de investimentos

5 passos para começar a investir
5 passos para começar a investir

Consulte dicas para começar a investir, descubra o que é perfil de investidor e conheça os principais investimentos do mercado.


Conta Investimento Vantagem Abrir conta
Órama Investimento Conta grátis e assessoria especializada | Investimentos para todos perfis Conta Órama
Rico Investimento Conta grátis e corretagem zero | Investimento a partir de R$ 40 Abrir conta iOS
Abrir conta Android
Empiricus Plataforma digital de investimento | Cursos e assinaturas Conta Empiricus

Como começar a investir?

Antes de saber como começar a investir, é preciso saber como melhorar a relação com o dinheiro e ter o controle das finanças.

Portanto, tenha um dinheiro guardado para emergências e use o que sobrar para começar a investir. Para isso, confira a seguir cinco dicas para se preparar para investir.

 Crie metas de curto, médio e longo prazo

O passo inicial é o planejamento que você precisa criar pensando a curto, médio e longo prazo. É importante entender porque e para que você está entrando no mundo dos investimentos.

Você quer investir para ter dinheiro para fazer uma viagem dos sonhos? Para realizar a festa do seu casamento? Para pagar os seus estudos? Para comprar um carro? Dar entrada em uma casa?

Enfim, analise os seus objetivos para poder escolher as melhores opções de investimento para cada um deles.

 Entenda a diferença entre renda fixa e renda variável

Para encontrar a opção ideal de investimento de acordo com seus objetivos, entenda a diferença entre renda fixa e variável.

Renda fixa: os investimentos de renda fixa oferecem uma previsão de quanto o usuário pode ganhar de acordo com o tempo que o valor estará investido.

Renda variável: nos investimento de renda variável, o rendimento pode variar para mais ou para menos durante o período da operação. Esse tipo de investimento pode trazer ganhos maiores, mas tem um risco maior e não é recomendado para todos os perfis de investidor.

 Descubra o seu perfil de investidor

Existem três tipos de investidores: conservador, moderado e agressivo. O investidor com perfil conservador investe em opções de baixo risco e com retornos mais demorados.

O investidor com perfil moderado diversifica os investimentos para ter produtos de baixo e alto risco e espera bons resultados a longo prazo.

Já o investidor com perfil agressivo sabe dos riscos dos investimentos e das possíveis perdas e ainda assim escolhe opções com menor previsibilidade, mas com a possibilidade de conseguir melhores resultados.

 Estude como diversificar os investimentos

Uma forma de não arriscar o dinheiro em um único investimento é investindo na diversificação. Dessa forma, é possível investir em renda fixa e variável sem assumir muitos riscos.

Por isso, é importante pesquisar e estudar todas as opções de investimentos e como elas funcionam para poder escolher as opções mais seguras de acordo com o perfil de investidor.

 Tenha paciência e disciplina

É muito importante sempre se atualizar e estudar sobre os investimentos e o mercado financeiro para não perder nenhuma novidade ou ser pego de surpresa. Além disso, uma dica valiosa é ter paciência, porque o retorno financeiro pode variar de acordo com o tipo de investimento.

Outro ponto fundamental para quem quer começar a investir é a disciplina, que é importante para evitar que o investidor não desista no meio do caminho e cuide da carteira de investimento.

Onde e como começar a investir?

Muitos consumidores se tornaram adultos com o hábito de deixar dinheiro guardado na poupança ou até mesmo na conta corrente por não saber como e onde investir.

Outro obstáculo entre os brasileiros e os investimentos é a falsa ideia de que investir é coisa de quem já tenha dinheiro, quando, na verdade, os investimentos são acessíveis e estão disponíveis mesmo para quem quer começar com baixos valores.

Se você quer saber onde investir, saiba que é possível fazer investimentos mesmo com pouco dinheiro e começar a multiplicar suas economias gradualmente. A primeira dica aqui é escolher os investimentos conforme o perfil de investidor.

A seguir vamos apresentar quais são as modalidades de investimentos recomendadas para cada perfil. Lembre-se que essa é uma recomendação geral e é importante traçar o seu perfil de investidor com uma corretora de valores antes de começar a aplicar qualquer dinheiro.

Investimento recomendado por perfil de investidor
  Conservador Moderado Agressivo
Curto prazo Tesouro Selic, CDB Liquidez Diária e Fundos Fundos: DI, Crédito Privado e Multimercado -
Médio prazo CDB, LCI/LCA, LC, Fundos de Crédito Privado Tesouro IPCA, CDB, Fundos Multimercado e CRI/CRA Debêntures, COE, Fundos Multimercado e CRI/CRA
Longo prazo Tesouro IPCA, Fundos de Crédito Privado Tesouro IPCA, COE, Fundos Multimercado e CRI/CRA Debêntures, CRI/CRA, Fundos Multimercado

Onde investir?

Agora que você sabe como começar a investir e onde aplicar o seu dinheiro, então é hora de saber quais são as opções de investimentos disponíveis no mercado financeiro. Conheça cada uma delas e escolha a melhor opção para de acordo com os seus objetivos. Aproveite para saber qual banco digital rende mais!

Tesouro Selic

O Tesouro Selic é um título público emitido pelo Governo Federal. Ao investir nele, você está emprestando dinheiro ao poder público para receber o valor investido + juros no futuro.

Tesouro Prefixado

O Tesouro Prefixado também é um título público, porém, ao investir nessa modalidade, o investidor consegue saber quanto pode conseguir de rendimento até o término da aplicação.

Tesouro IPCA

Ao investir no Tesouro IPCA e deixá-lo aplicado até o vencimento da aplicação, futuramente o investidor recebe o valor investido mais o rendimento (IPCA + taxa pré-fixada acordada no momento da compra, menos impostos e taxas).

CDB

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) é um tipo de investimento que funciona a partir dos títulos comprados de bancos. Ao investir seu dinheiro nessa modalidade, o banco passa a dever dinheiro para você e paga de volta com juros em uma determinada data ou conforme a necessidade do investidor.

FII

O Fundo de Investimento Imobiliário (FII) inclui em seus portfólios negócios como shoppings, prédios comerciais, galpões de logística, faculdades, entre outros. Ao investir nessa modalidade, o usuário ganha uma cota desses fundos, podendo perder ou ganhar a partir dos lucros do grupo.

ETF

ETF significa Exchange Traded Funds, em português podemos dizer Fundos Negociados em Bolsa. Esse tipo de investimento consiste em criar um fundo com diversos investidores, com o objetivo de aplicar a soma desse capital em diversos ativos.

Ações

As Ações são um dos tipos de investimentos mais buscados pelos investidores iniciantes porque é uma forma de investir ações na Bolsa de Valores.

Ao comprar ações de uma empresa, o investidor se torna sócio ou acionista e pode ter lucros com a valorização da ação e o crescimento do negócio.

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos emitidos por instituições financeira e são investimentos isentos da cobrança de Imposto de Renda.

Esses tipos de investimentos têm proteção do Fundo Garantidor de Créditos (FGC), uma instituição que visa proteger investidores e prevenir o risco de uma crise bancária sistêmica.

BDR

O Brazilian Depositary Receipt (BDR) é um tipo de investimento emitido no Brasil que representa ativos estrangeiros, como ações, Exchange Traded Funds (ETFs) e títulos de dívidas internacionais.

Os tipos de investimento apresentados acima são algumas das opções do mercado. Antes de começar a investir, encontre uma corretora confiável e consulte os consultores especialistas em caso de dúvidas.

FAQ Investimento para iniciantes - Perguntas frequentes

Qual é a diferença entre renda fixa e renda variável?

A diferença entre os investimento de renda fixa e renda variável é a previsão dos resultados que podem ser alcançados. Na renda fixa, a previsibilidade do rendimento é maior, enquanto na renda variável não há uma previsão bem definida e por isso há chances de ganhar ou perder durante o período da aplicação.

Qual é o melhor investimento para iniciantes?

Os melhores investimentos para iniciantes são: Tesouro Selic, Tesouro IPCA, LCI e LCA, Ações e Fundos de Investimento.

Qual é a melhor corretora de investimentos?

A melhor corretora de investimentos vai depender do que você está buscando. A seguir vamos listar as melhores corretoras de valores para começar a investir.

  • Órama Investimentos
  • XP Investimentos
  • Rico Investimentos
  • Guide Investimentos
  • Nu invest (Easynvest)
  • Ágora Investimentos
  • Modalmais
O que é carteira de investimentos?

A carteira de investimentos é o grupo de ativos escolhidos de acordo com o perfil de investidor do usuário. O ideal é sempre montar uma carteira de investimentos diversificada para ter o dinheiro investido em diferentes setores.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado