Malha Fina | O que é e como saber se caiu na malha fina?

Saiba o que fazer para n√£o cair na malha fina e o que fazer se cair
Saiba o que fazer para n√£o cair na malha fina e o que fazer se cair

Sem d√ļvida, o brasileiro tem mais medo de cair na Malha Fina da Receita Federal do que fazer a declara√ß√£o do Imposto Renda. Se voc√™ n√£o sabe o que √© Malha Fina e tem muitas d√ļvidas a respeito desse assunto, ent√£o leia esse texto at√© o final. Saiba que se realizar todos os processos da declara√ß√£o com clareza e transpar√™ncia, ent√£o suas chances de cair nas garras do Le√£o s√£o pequenas. Confira!

O que é malha fina?

O que é malha fina?

Provavelmente, voc√™ j√° ouviu falar sobre malha fina, mas talvez n√£o conhe√ßa a fundo esse termo e outros relacionados com a declara√ß√£o do Imposto de Renda. Primeiramente, vamos explicar a express√£o ‚Äúcair nas garras do Le√£o‚ÄĚ, que tamb√©m √© usada quando algu√©m cai na malha fina.

Na d√©cada de 70, o animal le√£o foi escolhido para ser mascote do Imposto de Renda e, desde ent√£o, foi utilizada essa frase (‚Äúcair nas garras do Le√£o‚ÄĚ) para o contribuinte que n√£o informou ou omitiu as informa√ß√Ķes sobre seus rendimentos e precisa pagar uma multa.

Sendo assim, a malha fina √© uma revis√£o rigorosa dos dados informados pelo contribuinte cruzados com informa√ß√Ķes de outros elementos do sistema da Receita Federal. A "malha fina" procura os erros de preenchimento e informa√ß√Ķes incorretas para concretizar o crime de infra√ß√£o √† legisla√ß√£o tribut√°ria.

O que acontece quando a pessoa cai na malha fina?

Quando o contribuinte cai na malha fina da Receita Federal, o processo de declara√ß√£o √© interrompido at√© encontrar os problemas para serem levados ao conhecimento do contribuinte. Ao reconhecer os dados incorretos, a Secretaria da Receita Federal intima o contribuinte para ter a apresenta√ß√£o dos documentos e informa√ß√Ķes que est√£o incorretos na declara√ß√£o.

A Receita pode cobrar multas por conta dos erros e inconsistências na declaração e, além disso, as fraudes podem comprovar que o contribuinte cometeu um crime tributário. Por isso, uma simples informação errada por descuido e falta de atenção ou um ato com intenção de omitir informação podem custar caro para o contribuinte.

Como saber se caiu na malha fina?

Como saber se caí na malha fina?

Se voc√™ est√° se perguntando como saber se caiu na malha fina, fique tranquilo. √Č f√°cil descobrir se voc√™ caiu na malha fina da Receita Federal antes mesmo de ser avisado pela institui√ß√£o.

Quanto antes você souber que caiu nas garras do Leão, mais fácil será resolver a situação. Portanto, acompanhe o processamento da sua declaração no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC).

Para acessar o e-CAC, voc√™ s√≥ precisa gerar um c√≥digo de acesso para comprovar que voc√™ n√£o √© um rob√ī. Entre no e-CAC e acesse o extrato de processamento da declara√ß√£o para verificar o status. Se a situa√ß√£o estiver marcada como ‚Äúcom pend√™ncias‚ÄĚ, ent√£o a sua declara√ß√£o caiu na malha fina da Receita Federal.

Como n√£o cair na malha fina?

Se você quer evitar a malha fina e está se preparando para a entrega da declaração do IRPF 2021, saiba quais são os motivos que levam o contribuinte a cair nas garras da Receita Federal. Confira a seguir:

Omiss√£o de rendimentos

A omissão de rendimentos é a falta de informação sobre os salários recebidos, como as fontes de renda de uma pessoa que tem mais de um emprego no ano. Além disso, não informar os ganhos com aluguel ou não comunicar os rendimentos dos dependentes também são motivos para acabr na malha fina.

Portanto, é preciso informar todos os ganhos de diferentes fontes pagadoras para não ter que pagar multas ou ser penalizado por crime tributário.

Erros nas declara√ß√Ķes dos dependentes

√Č preciso ter muito cuidado ao incluir os dependentes na declara√ß√£o do Imposto de Renda para a Receita n√£o encontrar diverg√™ncias. Informe apenas dependentes reais e que n√£o estejam j√° declarados como dependentes em declara√ß√Ķes de c√īnjuges ou companheiros.

Ostentação nas redes sociais

A Receita Federal tem a permiss√£o de cruzar as suas informa√ß√Ķes declaradas com as imagens e dados expostos nas redes sociais. Para tirar a d√ļvida, a Receita cruza as diverg√™ncias e inconsist√™ncias nos rendimentos encontrados na declara√ß√£o com a rotina do contribuinte que √© exposta nas redes sociais.

Caso os rendimentos do cidadão não coincidam com as imagens de ostentação na internet, então a instituição pode questionar a origem do dinheiro.

Erro nas informa√ß√Ķes das despesas m√©dicas

Muitos contribuintes podem acabar aumentando os valores das despesas médicas, já que não existe limite para dedução desse tipo de gasto.

Porém, se a sua declaração cair na malha fina e a Receita suspeitar das despesas médicas, então você pode precisar esclarecer e comprovar apresentando documentos, comprovantes e notas fiscais dos atendimentos.

Por isso, não aumente os valores dos seus gastos com consultas, exames e cirurgias médicas para não cair nas garras do leão e pagar multas altas.

Erros de digitação

Um simples erro de digita√ß√£o pode acabar te atrapalhando e representar uma falha grave. Afinal, esse ato pode parecer inofensivo, mas √© f√°cil de acontecer. A pressa de enviar a declara√ß√£o no √ļltimo momento ou a falta de aten√ß√£o na hora de informar um dado, como um n√ļmero de uma despesa ou ganho, pode fazer voc√™ cair na malha fina.

Então, para não ter dor de cabeça, faça o preenchimento da declaração com muito cuidado e evite ser convocado pela Receita.

Programa do Imposto de Renda 2021 | Como baixar?
Saiba mais

Qual o valor da multa se cair na malha fina?

Se voc√™ conseguir verificar que o processamento da sua declara√ß√£o est√° marcado ‚Äúcom pend√™ncias‚ÄĚ, ent√£o voc√™ pode corrigir e receber a multa com 20% do imposto devido, ambos corrigidos pela varia√ß√£o da Taxa Selic.

Porém, ao receber a notificação, a sua multa será calculada com 75% do imposto devido. Sendo assim, evite não cometer os erros reconhecidos pela Receita para não pagar multas caras.

O que fazer se cair na malha fina?

O que fazer se cair na malha fina?

Se, infelizmente, você cair na malha fina da Receita Federal, então saiba como regularizar a sua situação:

Análise o tipo de pendência

Ao acessar o e-CAC e clicar no √≠cone de ‚Äúpend√™ncias‚ÄĚ voc√™ poder√° verificar quais s√£o os tipos de problemas que causaram essa situa√ß√£o, ent√£o procure solucion√°-los.

Faça a retificação dos erros

Se for verificado que cometeu erros de preenchimento da declaração, a melhor solução é fazer uma retificação da declaração diretamente no site da Receita Federal. Após o envio da retificação continue acompanhando o processamento para verificar se a situação já foi regularizada.

Sua declaração não contém erros, mas consta com pendências

√Č dif√≠cil de acontecer, mas caso a sua declara√ß√£o n√£o tenha erros de preenchimento e de informa√ß√Ķes, mas conta com pend√™ncia, o melhor caminho √© marcar uma data para apresentar seus documentos. No site do e-CAC √© poss√≠vel fazer o agendamento para antecipar o atendimento para verifica√ß√£o da sua situa√ß√£o na Malha Fiscal.

Quem cai na malha fina recebe quando a restituição?

O contribuinte que cair na malha fina da receita só recebe a restituição do imposto após a regularização das pendências. Sendo assim, se o cidadão não comprovar com documentos e comprovantes a sua situação, então ele não receberá a restituição do suposto imposto devido.

Mas ao comprovar e regularizar as pend√™ncias com a Receita Federal, o contribuinte consegue receber a restitui√ß√£o do IRPF ap√≥s todos os lotes, ou seja, ficar√° por √ļltimo na ordem dos pagamentos. Saiba mais sobre o IRPF 2021.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informa√ß√Ķes e dicas sobre investimento e finan√ßas de um jeito simples para voc√™!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado