Tudo sobre empréstimo com garantia de imóvel

Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo com garantia de imóvel
Tire todas as suas dúvidas sobre empréstimo com garantia de imóvel

Já conhece o empréstimo com garantia de imóvel? Esse é um tipo de empréstimo que, normalmente, oferece juros mais baixos e parcelamentos com maior prazo. Porém, o imóvel se torna propriedade do banco ou instituição financeira até a quitação do empréstimo. Dependendo da sua necessidade, essa pode ser uma boa opção de empréstimo. Saiba mais a seguir!

O que é empréstimo com garantia de imóvel?

O que é empréstimo com garantia de imóvel

O empréstimo com garantia de imóvel utiliza a casa do solicitante do empréstimo para garantir o recebimento das parcelas.

Embora essa modalidade de empréstimo seja muito utilizada nos Estados Unidos e na Europa, no Brasil ela ainda está se popularizando. Porém, cada vez mais o empréstimo com garantia está atraindo interessados em crédito.

O grande atrativo do empréstimo que utiliza o imóvel do cliente como garantia são os juros baixíssimos, longos prazos de parcelamento e altos valores emprestados.

O único grande risco é o não pagamento do empréstimo que pode levar o cliente a perder o seu imóvel para o banco ou financeira. Porém, se tudo ocorrer bem e o solicitante quitar o parcelamento, pode valer muito a pena realizar esse tipo de empréstimo. Por isso, antes de contratar, a dica é pensar na possibilidade de inadimplência.

Empréstimo com garantia de veículo | Como funciona?
Tenho interesse

Como funciona empréstimo com garantia de imóvel?

Esse tipo de empréstimo que utiliza o imóvel como garantia tem condições diferentes se comparados com as outras modalidades. Portanto, é preciso entender muito bem como funciona na prática esse tipo de empréstimo para verificar se essa é a melhor opção para a sua necessidade.

No geral, o processo para aprovação do empréstimo com garantia de imóvelcostuma ser mais demorado, já que pode ser um processo um pouco mais burocrático em relação às documentações. Para facilitar o entendimento sobre esse serviço financeiro, veja o passo a passo a seguir para conseguir um bom empréstimo com garantia de imóvel.

Simulação de empréstimo

Antes de mais nada, faça diversas simulações online com vários bancos e financeiras que oferecem esse tipo de empréstimo. Afinal, você colocará a sua casa como garantia se não realizar o pagamento. Por isso é importante fazer uma boa escolha antes de contratar o empréstimo.

Além disso, é muito importante optar por uma instituição financeira confiável e que ofereça as melhores condições de pagamento para você.

Também é necessário verificar se o contrato assegura que o imóvel utilizado como garantia do empréstimo pode continuar sendo utilizado pelo solicitante, seja como morador, locatário ou comercialmente. Lembre-se que o imóvel estará alienado ao banco ou instituição financeira até o final do contrato, mesmo sem a necessidade de desocupação.

Pedido de empréstimo online

Após fazer várias pesquisas e comparações e encontrar a empresa com a qual deseja fazer o empréstimo com a garantia do imóvel, então é a hora de fazer o pedido de empréstimo.

Em alguns casos, é possível solicitar empréstimo online através de formulários que solicitam seus dados pessoais e de contato para avaliar as suas necessidades e condições.

Análise financeira para empréstimo

Cada banco ou financeira tem seu próprio sistema de análise de crédito para verificar se o cliente tem condições de pagar as mensalidades do empréstimo.

O valor solicitado também é verificado para aprovar ou reprovar o pedido de empréstimo com imóvel de garantia.

Análise jurídica do imóvel para empréstimo

Além da análise financeira que comprova a probabilidade do cliente se comprometer com o pagamento, também é feita uma verificação jurídica e do estado do imóvel.

Como o imóvel é utilizado como a garantia do pagamento, em caso de inadimplência, os bancos e financeiras só aprovam se o bem estiver em bom estado e com a documentação correta.

Assinatura do contrato de empréstimo

Se você chegar até esta etapa é porque o seu pedido foi aprovado. Sendo assim, o contrato ficará pronto para receber sua assinatura. Esse contrato é chamado de Cédula de Crédito Bancário (CCB) e precisa ser entregue assinado ao banco ou financeira.

Documentos solicitados para empréstimo com garantia de imóvel

Contrato de empréstimo com garantia de imóvel

Alguns documentos são solicitados para a análise financeira e jurídica para a aprovação do empréstimo com imóvel como garantia.

Normalmente, os documentos pessoais solicitados são: RG, CPF ou CNH, Certidão de Nascimento (se solteiro), Certidão de Casamento (se casado) e comprovante de residência.

Também é preciso comprovar a renda através de holorites bancários recentes ou outro documento que comprove renda, dependendo do banco ou financeira.

Já os documentos do imóvel solicitados são: matrícula do imóvel, capa de IPTU com a metragem do imóvel e declaração Negativa de Débitos de Condomínio.

Vale lembrar que cada banco ou financeira tem os seus próprios critérios para fornecer empréstimos e, por isso, outras documentações e informações podem ser solicitadas durante o processo.

Taxa de juros para empréstimo com garantia de imóvel

Ao pesquisar opções de empréstimos com garantia de imóvel, é possível encontrar taxas de juros a partir de 0,84% ao mês, mas isso varia de acordo com o banco ou financeira. Além disso, essa taxa também pode variar de acordo com o prazo do empréstimo ou do valor do imóvel.

Os juros desse tipo de empréstimo costumam ser baixos porque o imóvel é garantia importante em caso de inadimplência. Sendo assim, como os riscos de não receber o valor das parcelas do empréstimo são baixos, os clientes conseguem ótimas condições de pagamento.

Contrato de empréstimo com garantia de imóvel

O contrato de empréstimo com garantia de imóvel precisa das assinaturas do solicitante e da instituição financeira. Normalmente, é preciso fazer o reconhecimento das assinaturas no cartório.

Existe um modelo padronizado desse contrato sob a lei nº 9.514, que tem todas as cláusulas e informações sobre os direitos e obrigações em caso de concessão de crédito que utiliza o imóvel como garantia.

Empréstimo Pessoal | Como solicitar empréstimo
Quero saber mais

Que tipo de imóvel pode ser usado como garantia para empréstimo?

Para ter o empréstimo com imóvel como garantia aprovado, o primeiro ponto a ser levado em conta é que a casa oferecida esteja em bom estado. Geralmente, os imóveis residenciais ou comerciais são aceitos pelos bancos e financeiras.

As casas podem ser novas ou usadas, porém, o estado, tempo de construção, metragem e outras características são levadas em conta na hora da aprovação do empréstimo e também para definir o valor do empréstimo.

Empréstimo com garantia de imóvel para negativado

Muitas pessoas têm dúvidas sobre se é possível um cliente com nome sujo conseguir um empréstimo com garantia de imóvel. Se essa é a sua situação, não se preocupe. De acordo com a nossa experiência, podemos dizer que é possível conseguir empréstimo com garantia de imóvel mesmo negativado.

Será preciso encontrar uma empresa que aceita essa condição, mas esse não será um grande desafio. Isso porque ter o imóvel como garantia traz tranquilidade para as empresas, já que elas não vão ficar com o prejuízo caso o cliente não realize o pagamento das parcelas.

Empréstimo com garantia de imovel de terceiros

Imóvel como garantia de empréstimo para negativado

Algumas instituições financeiras permitem que o imóvel de terceiros seja utilizado como garantia do empréstimo. Mas é necessário que o imóvel em questão esteja em nome de parentes de primeiro grau, como pais, irmãos ou cônjuge.

Empréstimo com garantia de imóvel comercial

Muitos bancos e financeiras aceitam um imóvel comercial como garantia do empréstimo. Portanto, se você tem um imóvel que utiliza como comércio, saiba que o mesmo pode ser alienado para conseguir o dinheiro emprestado.

Empréstimo com garantia de imóvel não averbado

O que é um imóvel não averbado? Um imóvel não averbado é uma propriedade que está irregular, tem um registro desatualizado no cartório e acumula outros problemas envolvendo a documentação. Se você tem uma casa nessas condições, saiba que é possível usar um imóvel não averbado como garantia de um empréstimo.

Porém, o processo para aprovação do empréstimo pode ser mais difícil. Então, a melhor saída é regularizar a situação imóvel para solicitar o crédito no banco ou financeira.

Empréstimo com garantia de imóvel financiado

O empréstimo com garantia de imóvel financiado também é possível em algumas instituições financeiras. Porém, parte do valor do empréstimo concedido é destinado ao pagamento do saldo devedor do financiamento.

Sendo assim, se sobrar algum valor dessa transação financeira, você poderá utilizar o mesmo como quiser e o imóvel passa ser a garantia do novo empréstimo.

Empréstimo com garantia de imóvel não quitado

O empréstimo com garantia de imóvel não quitado é semelhante ao processo realizado com a propriedade financiada. Nesse caso, parte do empréstimo solicitado deverá ser utilizado para o pagamento da quitação do imóvel que será utilizado como garantia da operação.

Após pagar a dívida do imóvel, o restante do valor poderá ser usado pelo cliente e a partir disso as parcelas do empréstimo deverão ser pagas de acordo com o contrato.

Empréstimo Consignado | Conseguir crédito consignado
Tenho interesse

Empréstimo com garantia de imóvel rural

É mais difícil encontrar bancos ou financeiras que aceitem uma propriedade rural como garantia, mas é possível. Um imóvel rural é uma propriedade ligada às atividades de agricultura e pecuária, que pode servir de moradia ou apenas para atividades comerciais. Dessa forma, as condições do imóvel podem facilitar a aprovação do empréstimo.

Onde fazer empréstimo com garantia de imóvel?

É possível encontrar a opção de empréstimo com garantia de imóvel em diversos bancos, financeiras e fintechs espalhados pelo Brasil. Podemos citar os seguintes bancos: Caixa, Santander, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Daycoval.

Já as financeiras que oferecem empréstimo com garantia de imóvel são: Ape Poupex, Bcredi, Becker Financeira, Crediare, Creditas, Losango, Omni, Santana, entre outras.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado