Como depositar dinheiro em conta digital? | Veja opções

Dicas para fazer depósito em conta digital
Dicas para fazer depósito em conta digital

Uma dúvida comum entre os novos usuários das contas digitais é o depósito de dinheiro. Se a maioria dos bancos digitais não têm agências, como depositar dinheiro na conta? Descubra a seguir!


Conta digital Vantagem Abrir conta
Conta PAN
Banco PAN
Sem tarifas + rendimento maior que na poupança Abrir conta PAN iOS
Conta PagBank
Banco PagBank
Rendimento + cartão internacional sem anuidade Abrir conta PagBank
Conta BMG
Banco BMG
Conta digital grátis + cartão BMG sem anuidade Abrir conta BMG
Conta Bradesco
Banco Bradesco
Conta grátis + um ano de cartão com anuidade zero Abrir conta Bradesco
Conta Neon
Neon Pagamentos
Conta digital + cartão + investimentos Abrir conta Neon
Conta C6 Bank
Banco C6
Conta com saque grátis + cartão sem anuidade Abrir conta C6
Conta Inter
Banco Inter
Conta grátis + cartão com cashback Abrir conta Inter
Conta BV
Banco BV
Conta grátis + cartão de crédito + financiamento Abrir conta BV iOS
Abrir conta BV Android
Conta Superdigital
Superdigital
Cartão internacional Mastercard + cartão virtual para comprar online Abrir conta Superdigital
📢 Atenção!: Abra agora a sua conta e gestione todos os gastos pelo celular. 📲💳

Saiba mais sobre cashback e cartão de crédito!

Depósito em conta digital

A maioria dos clientes de um banco digital não tem motivos para se queixar desse tipo de serviço financeiro. Mesmo satisfeitos com á conta digital, é normal que surjam algumas dúvidas sobre como depositar dinheiro em conta digital, consultar extrato e realizar saques.

Por isso, vamos explicar neste artigo como é possível colocar dinheiro na conta de um banco digital que não tem agência.

Como depositar dinheiro em conta digital?

Os bancos digitais facilitam cada vez mais o dia a dia das pessoas. Dessa forma, depositar dinheiro em conta digital também é uma tarefa fácil e prática, assim como as outras oferecidas pela instituição financeira. Veja a seguir o passo a passo das três maneiras possível de realizar o depósito na conta digital:

  • Depósito por boleto bancário.
  • Depósito de cheque com imagem.
  • Transferência (TED, DOC ou PIX).

Depósito via boleto

O boleto bancário é uma das opções mais práticas para depositar dinheiro em conta digital. Para testar o depósito por boleto, o cliente entra no site ou no app do banco digital e gera um boleto com o valor desejado. A maioria dos aplicativos de bancos como, por exemplo, a Nubank já até incluem essa opção direto no menu “Depositar”. Depois, é só realizar o pagamento em uma casa lotérica ou em qualquer banco e esperar o dinheiro cair na conta.

Depósito via cheque eletrônico

A segunda opção para depositar dinheiro em conta digital é um pouco menos conhecida. Porém, também é simples de ser realizada pelo aplicativo ou internet banking. Para tal, o cliente precisa fotografar a folha do cheque. Normalmente, o prazo de compensação na conta digital fica em torno de até dois dias úteis.

Por fim, a terceira e última opção fica a cargo das transferências por Documento de Ordem de Crédito (DOC) ou Transferência Eletrônica Disponível (TED).

No caso do TED, o dinheiro cai no mesmo dia, desde que a operação seja feita antes das 17 horas. Já com o DOC, o valor cai no próximo dia útil se for feito antes das 22 horas. Antes de realizar a transferência, é importante verificar se alguma destas opções realiza a cobrança de tarifas no seu banco digital.

Depositar dinheiro em conta digital é seguro?

Tanto a evolução da tecnologia na área financeira, como a necessidade de criar soluções mais práticas e econômicas, levou os bancos a investirem em recursos digitais. Com isso, até os bancos mais tradicionais já oferecem serviços como o internet banking tanto em computadores como em smartphones.

Como os bancos digitais 100% online, e a maioria sem agência bancária, o que reduz os custos com operações, mas, ao mesmo tempo, deixa os clientes sem a opção de uma agência física.

Porém, em relação à segurança em utilizar os bancos digitais, os clientes podem ficar tranquilos. Afinal, eles passam pela mesma regulamentação dos bancos tradicionais, que sempre é realizada pelo BACEN (Banco Central). E também fornecem canais de atendimento para qualquer dúvida ou problema que necessite da interferência da instituição.

Vantagens das contas digitais

Agora que você já sabe como depositar dinheiro em conta digital, também é importante conhecer outros benefícios das contas digitais. Veja:

  • Pagamento de contas e boletos sem cobrança de tarifas.
  • Transferências via TED, DOC e PIX.
  • Recarga de celular pré-pago.
  • Acesso a gastos no cartão de débito e crédito.
  • Consulta de saldo e extrato.
  • Depósitos.
  • Contratação de serviços de empréstimo.
  • Contratação de seguros.
  • Possibilidade de realizar investimentos.

É claro que, a depender do banco digital escolhido, estes serviços podem sofrer alterações. Por conta disso, sempre verifique todas as especificações da sua conta antes de aceitar o contrato.

Como fazer saque em conta digital

Por mais que os bancos digitais de fato possam simplificar muitas tarefas, é importante sempre estar atento às suas necessidades em relação ao seu dinheiro. O cartão de débito já é uma opção que pode ser utilizada para realizar o pagamento de todas as suas compras, já que o saque de uma conta digital passa por alguns pontos importantes.

Como não existem agências físicas, o saque só pode ser realizado em um Banco 24 Horas ou então em outro banco físico. Ou seja, o cliente transfere o dinheiro da conta digital para outra conta em um banco tradicional, e realiza o saque em qualquer agência ou caixa eletrônico.

Na primeira opção, é importante ficar atento à cobrança realizada pelo saque. O valor não é imposto pelo banco digital, mas geralmente fica em torno de R$ 6,50. Alguns bancos podem ter taxas menores ou até mesmo não cobrar pelo serviço. Por isso, sempre verifique com a sua instituição financeira antes de realizar a operação.

Como funcionam os bancos digitais?

O funcionamento de um banco digital é bem simples, e abrir uma conta em qualquer um deles normalmente é bem fácil e rápido. O primeiro passo, é acessar o site ou então, baixar diretamente o aplicativo em seu celular através da loja de aplicativos Google Play Store ou App Store. Alguns dos bancos digitais mais conhecidos são: Nubank, C6 Bank, BMG, Neon, Inter, e Next.

Em seguida, é feito um cadastro com o envio das documentações em foto e o preenchimento de alguns dados pessoais. Geralmente, o prazo de análise dura poucos dias, e o usuário é notificado quando a conta digital é aprovada. Sendo assim, em pouco tempo o cliente já sabe como depositar dinheiro em conta digital e realizar outros serviços bancários.

Uma das maiores vantagens em aderir ao sistema dos bancos digitais é a ausência de tarifas. Como o banco não tem gastos com agências físicas, funcionários, equipamentos entre outros, o que ele recebe de investimentos em ações e aplicações é o suficiente para cobrir a cobrança das tarifas.

FAQ Depósito em conta digital - Perguntas frequentes

É possível depositar dinheiro em conta digital?

Sim, algumas contas digitais aceitam depósito via boleto, transferência e cheque eletrônico.

Como fazer depósito em conta digital por boleto?

O passo a passo pode variar de acordo com cada conta digital. Mas, geralmente, o boleto deve ser gerado pelo aplicativo com o valor a ser depositado. Depois, é só pagar o boleto e esperar o dinheiro aparecer na conta.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!

Atualizado