PicPay | Como funciona o PicPay? | Pic Pay é seguro?

Atualizado
min reading
Saiba como funciona o PicPay e o PicPay Card
Saiba como funciona o PicPay e o PicPay Card

O PicPay é um aplicativo de pagamentos com soluções para pessoas e empresas. Veja como funciona!


PicPay

O PicPay é uma fintech criada em 2012 com o objetivo de oferecer soluções de pagamentos. Atualmente, a empresa oferece um aplicativo que funciona como carteira digital e outros produtos que descomplicam as transações financeiras.

Os usuários do PicPay realizam cerca de R$ 3 bilhões em transações por mês. Além disso, os serviços de pagamentos PicPay são aceitos em mais de 5 milhões de estabelecimentos no Brasil.

O app do PicPay tem diversas funções e pode ser baixado em celulares com sistemas operacionais Android e iOS.

O que é PicPay?

Desde 2015, o PicPay é controlado pelo Banco Original e, por isso, permite recebimentos de transferências, pagamentos de boletos, recarga de celular e outros serviços bancários.

O aplicativo PicPay não cobra pela abertura da conta e não tem taxa de anuidade. Além disso, todos os dados são criptografados e armazenados nos servidores com alto padrão de segurança, oferecendo confiabilidade aos seus usuários.

Como funciona o PicPay

mulher com duvida balao azul interrogacao

Para entender melhor como o aplicativo PicPay funciona, recomendamos o download do app no seu smartphone. Veja como funciona a seguir.

Abra o aplicativo e crie uma conta em poucos minutos. Você só precisa informar o seu nome, sobrenome, CPF, data de nascimento, número do celular (o app enviará um código de confirmação), e-mail, nome de conta e senha.

Após criar o seu cadastro, clique em Ajustes, Conta Bancária e entre com os dados da sua conta.

Informe o seu endereço pessoal em "Meus endereços" para que as transações sejam realizadas com segurança.

Para ativar todas as funcionalidades do app PicPay, clique em "Carteira", depois em "Cartões cadastrados" e adicione o cartão de crédito de sua preferência.

Leia também: Aprenda a transferir o Auxílio Emergencial para o PicPay

PicPay Pro

O PicPay Pro é uma conta plus do aplicativo PicPay, que foi criada com o intuito de ser direcionada para profissionais liberais que querem receber pagamentos pelo celular, sem maquininha.

O que é o PicPay Pro?

O PicPay Pro é uma funcionalidade que está disponível no aplicativo PicPay, que possui seu público alvo principal como profissionais autônomos, profissionais liberais, microempreendedores e comerciantes, para que eles possam realizar suas vendas e receber pagamentos de uma maneira mais rápida e prática.

Como funciona o PicPay Pro?

O PicPay Pro é uma variante do app PicPay, o aplicativo pode ser usado desde o seu celular seja ele Android ou Iphone. Além disso o PicPay Pro veio para facilitar a vida dos usuários no momento de realizar transações entre clientes e vendedores. Dependendo do propósito do usuário existem também outras soluções empresariais.

O plano PicPay PRO possibilita que empresas possam transferir um grande volume de dinheiro e a mesmo tempo também possam receber transferências por meio da própria plataforma. O PicPay Pro possui diferentes funcionalidades, entre as principais estão:

Qr Code no Celular

Você pode utilizar acessando o Aplicativo PicPaY, clicar no QR Code e puxar para cima, apresentando o QR Code para o seu cliente, bastando ele pagar e escanear o código, confirmar o valor e finalizar a compra, podendo também fazer pelo aplicativo do banco.

QR Code impresso

O QR Code impresso é utilizado principalmente por estabelecimentos físicos e, com ele, você pode imprimi-lo e deixá-lo disponível em um lugar visível, onde basta o seu cliente escanear o código, colocar o valor e confirmar a compra.

QR Code nas redes sociais

O QR Code nas redes sociais funciona da seguinte forma:

  • Acesse o PicPay e clique no ícone de QR Code
  • Arraste para cima e clique em cobrar um amigo
  • Clique em cobrar por código e insira o valor que você está cobrando do usuário, compartilhando ele da forma que você quiser, podendo ser por WhatsApp, Instagram, ou qualquer outro canal.

Quais as vantagens do PicPay Pro?

O PicPay Pro possui as seguintes vantagens:

Vantagens PicPay Pro
PicPay Pro Principais Vantagens
✔️ Aceita cartão de crédito, mesmo sem maquininha, seja a vista, seja parcelado em até 12x utilizando o smartphone
✔️ Permite a realização de vendas à distância com o link de pagamento PicPay: Você pode enviar um link com o valor da cobrança e receber o pagamento estando em qualquer lugar, essa funcionalidade é muito útil principalmente para os profissionais que realizam vendas pela internet
✔️ Não possui burocracia, todas as vendas já possuem seu valor disponível diretamente no seu saldo do PicPay
✔️ Possui um rendimento automático para o seu dinheiro: O dinheiro que estiver na sua conta rende cerca de 210% do CDI, sendo muito maior que a poupança e que pela própria taxa SELIC
✔️ Não possui taxa de adesão, mensalidade ou anuidade: Você só paga 1,99% a cada transação e não possui nenhuma outra taxa
✔️ Permite o uso do seu dinheiro da forma que quiser: Você pode usar o dinheiro das suas vendas para pagar seus boletos no app, transferir ou fazer saque no Banco24horas.
✔️ Aceita todas as bandeiras, como American Express, Visa, Elo, Mastercard e Hipercard, oferecendo também a opção de realizar parcelamentos aos seus clientes para o seu cliente

Uma das suas desvantagens é que ele necessita que o usuário possua o aplicativo do PicPay instalado no celular para realizar transações e não aceita cartões de débito ou benefícios como alternativas de pagamento.

Como baixar o PicPay Pro?

Para baixar o PicPay Pro, é necessário primeiro baixar o PicPay na Google Play Store ou na Apple Store, após isso, você deve criar sua conta no PicPay. Por fim, para utilizá-lo, basta seguir o passo a passo abaixo, que vai mostrar como criar uma conta no PicPay Pro.


Como criar uma conta no PicPay Pro?

Se você já possui o PicPay e quer utilizar o PicPay Pro, basta utilizar o seguinte passo a passo:

  • Acesse o aplicativo PicPay e clique em ajustes
  • Clique em "Para o meu negócio" e depois toque em “PicPay Pro”
  • Siga o passo a passo que vai aparecer e finalize seu cadastro;
  • Pronto, você já é PRO e não precisa baixar nenhum outro aplicativo

Se você ainda não possui o PicPay, basta visitar a página oficial e escolher se você quer ter o picpay para você ou para o seu estabelecimento, após isso, basta seguir o passo a passo exemplificado acima para que você possa usufruir do PicPay Pro.

Quais as taxas PicPay Pro?

A taxa consiste em 1,99% do valor de cada transação feita, não havendo nenhum tipo de taxa para saque e nenhum tipo de mensalidade ou anualidade. Caso o comprador queira parcelar, o valor da taxa chega a 3,49% ao mês, paga pelo comprador a partir do juros da parcela.

Ele possui ainda a opção de diminuir taxas de acordo com o número de dias que o usuário vai querer que o dinheiro esteja disponível na conta, dessa forma, o saque realizado depois de 40 dias do pagamento possui taxa no valor de 1,01% e após 80 dias é totalmente gratuita.

Por fim, ele possui disponibilidade imediata, podendo ser retirado a qualquer momento e através da parceria com o Banco Original, é possível que a transferência para o banco seja realizada em uma hora, já para outros bancos, o tempo é de até 2 dias úteis para poder ser utilizado.

PicPay Pro e PicPay Empresas, qual a diferença?

A diferença é que o PicPay Pro foi criado para profissionais liberais, autônomos, microempreendedores e comércios que querem realizar transações de valores maiores que R$ 800,00 por mês, permitindo a transferência de grandes valores com pequenas taxas.

O PicPay empresas tem como seu público alvo pessoas jurídicas que possuem pontos de venda físico. A empresa conta ainda com o PicPay E-commerce que tem seu público alvo como lojas virtuais e sites

PicPay para Pessoa Física

Vamos apresentar a seguir todos os serviços do PicPay oferecidos para pessoas físicas. Confira e tire todas as suas dúvidas.

Pagar nas maquininhas com PicPay

Com o PicPay instalado no celular, é possível pagar nas maquininhas GetNet, Cielo e Rede.

O comerciante só precisa colocar a opção crédito na maquininha e o usuário precisa acessar o PicPay no celular, clicar em pagar nas maquininhas, confirmar a forma de pagamento e pronto.

Pagar boletos com PicPay

porquinho dourado telefone celular economia

O usuário também consegue pagar boleto com o PicPay. No app do PicPay é possível pagar boletos em até 12 vezes e consultar as taxas de parcelamento no ato do pagamento.

Você só precisa escanear ou copiar o código do boleto, informar o número de parcelas e pagar o boleto, até mesmo com cartão de crédito.

Compras online PicPay

É possível pagar as compras online e ganhar até 5% de dinheiro de volta na carteira do PicPay.

Só é preciso pedir o PicPay Card e pagar via QR Code na função crédito nas lojas parceiras para ganhar o cashback PicPay.

PicPay Card

O PicPay Card é um cartão físico, digital, sem anuidade, sem tarifas, com 5% de cashback e oferece múltiplas funcionalidades para o usuário. O cartão PicPay tem as funções crédito, débito e saque.

O PicPay Card é aceito em qualquer estabelecimento que aceita a bandeira Mastercard, tem NFC para pagamento por aproximação, função crédito Internacional Mastercard® e as vantagens do programa Mastercard Surpreenda.

Pix PicPay

No app do PicPay também é possível cadastrar chaves Pix e enviar e receber dinheiro com essa opção de pagamento instantâneo.

O Pix funciona 24 por dias, 7 dias por semana, realiza as transações em até 10 segundos e não tem taxas. Aproveita para tirar todas as suas dúvidas sobre o Pix.

Rendimento PicPay

O dinheiro na carteira do PicPay rende 150% do CDI, mais que a poupança dos bancos tradicionais.

Após adicionar dinheiro no app, o valor começa a render até o fim de cada dia útil do mês.

Recarga de celular e transporte

No app do PicPay também é possível recarregar o celular e o cartão de transporte público.

PicPay Empresas

Saiba quais são os recursos do PicPay Empresas. Confira abaixo:

Receba os pagamentos via PicPay

Com o PicPay é possível que a sua empresa receba pagamentos à distância com o link de pagamento PicPay ou presencialmente, com o QR Code apresentado para o cliente.

O PicPay Empresas é destinado para quem tem CNPJ, como microempreendedores e pequenas, médias e grandes empresas.

PicPay E-commerce

O PicPay E-commerce é uma ótima opção para quem tem um site e quer oferecer aos clientes o PicPay como opção de pagamento.

Para ter essa opção no seu site, o PicPay oferece três meses grátis, sem taxa de adesão ou taxa de cancelamento. Após o período de teste, apenas uma taxa de intermediação será cobrada e nada mais.

PicPay Assinaturas

O PicPay Assinaturas é um recurso destinado para quem precisa receber mensalmente dos seus clientes e apoiadores.

Sendo assim, o PicPay Assinaturas é o serviço de pagamentos recorrentes recomendado para clubes de assinatura, financiamentos coletivos, criadores de conteúdo e muito mais.

Você cria o seu perfil, define o plano de assinatura e começa a receber. Para cada pagamento recebido é cobrada uma taxa única de 1,99%.

Receba em maquininhas com o PicPay

Os comerciantes e empreendedores que usam as maquininhas de cartão Cielo, Getnet e Rede podem receber pagamentos dos clientes PicPay.

Só é preciso clicar na opção de QR Code da maquininha, selecionar a opção crédito (à vista ou parcelado, se tiver essa possibilidade), digitar o valor total da compra e confirmar o pagamento.

PicPay é seguro?

Sim, o PicPay é seguro e confiável porque segue todas as normas e padrões de segurança de dados. Além disso, a fintech é controlada pelo Banco Original. Aproveite para consultar a comparativa: PayPal ou PicPay?

Telefone PicPay

Consulte a seguir os principais telefones do PicPay para entrar em contato com a equipe de atendimento.

Atendimento PicPay PicPay Telefone
SAC PicPay 0800 025 8000
Ouvidoria PicPay 0800 015 2000
Atendimento PicPay Outros canais de atendimento PicPay

FAQ PicPay - Perguntas frequentes

O que é PicPay?

O PicPay é um aplicativo de pagamento que oferece aos usuários a possibilidade de fazer movimentações financeiras pelo celular.

Para que serve o PicPay?

O PicPay serve para facilitar a forma como os usuários administram o dinheiro e fazem pagamentos. Já o PicPay empresa serve para oferecer soluções de pagamento e recebimento para pequenos, médios e grandes empreendedores.

Como entrar em contato com o PicPay?

O PicPay oferece atendimento no chat do aplicativo, nas redes sociais e pelo SAC PicPay 0800 025 8000.

Quais são os principais serviços do PicPay?

Os principais serviços do PicPay para pessoa física são: pagamento pelo aplicativo PicPay, pagamento de boletos e compras online, cartão de crédito e débito PicPay Card, Pix PicPay, rendimento da conta PicPay e o empréstimo PicPay.

Qual é o rendimento da conta PicPay?

O rendimento da conta PicPay é de 150% do CDI, o que significa que a taxa de rendimento é maior que a da poupança. Ao colocar dinheiro no app PicPay, o valor já começa a render e o usuário pode sacar quando precisar.

Quem pode fazer PicPay Card?

Para abrir uma conta PicPay e solicitar o cartão de débito PicPay Card, é necessário ter no mínimo 16 anos. Já para fazer o cartão de crédito PicPay Card, a idade mínima é 18 anos e a aprovação está sujeita à análise de crédito.