O PIX é seguro? Saiba como evitar fraudes usando o PIX

PIX é seguro
Como evitar fraudes na hora de usar o PIX

O novo sistema de pagamentos instant√Ęneos do Banco Central, PIX estar√° dispon√≠vel no pr√≥ximo dia 16 de novembro nos aplicativos dos mais diversos bancos e √© considerado t√£o seguro quanto um TED ou DOC. Entenda neste artigo porque o PIX √© considerado seguro, como funciona a criptografia PIX e muito mais!



O que é o PIX?

O PIX √© o novo sistema de pagamentos instant√Ęneos do Banco Central, que vai permitir fazer transa√ß√Ķes a qualquer hora e dia do ano, independente se √© feriado ou final de semana. O PIX √© gratuito para pessoas f√≠sicas e para us√°-lo basta ter um smartphone.

Esse sistema gerou algumas instabilidades nos primeiros dias de cadastro devido a sua alta procura, o que acabou surpreendendo os bancos e isso levou uma série de questionamentos, veja mais abaixo quais foram esses questionamentos e suas respectivas respostas.

O PIX é seguro?

O PIX possui as mesmas camadas de segurança já existentes no sistema financeiro brasileiro, que são semelhantes para transferência via TED ou DOC. Além delas, existem outros meios de segurança que cada aplicativo de banco disponibiliza, como por exemplo:

  • Biometria
  • Reconhecimento facial
  • Assinatura eletr√īnica

Existem dois sistemas que protegem esses dados, a criptografia e a autentica√ß√£o. Ambos sistemas v√£o ser obrigatoriamente adotados pelos bancos e institui√ß√Ķes financeiras que aderirem ao PIX.

Como funciona a criptografia do PIX?

A criptografia √© basicamente uma funcionalidade que faz com que aquela determinada troca de dados seja reconhecida apenas pelos dois usu√°rios que est√£o realizando a transa√ß√£o, isso impede com que terceiros possam ter acesso a essas informa√ß√Ķes.

Por meio da criptografia dos dados n√£o √© poss√≠vel que criminosos vejam ou manipulem essas informa√ß√Ķes enquanto elas est√£o sendo transmitidas entre um usu√°rio e o outro.

O que é a autenticação?

A autenticação é basicamente a confirmação da identidade do usuário e da instituição financeira que está realizando aquela transação. Existem diversas maneiras de autenticar uma transação, algumas das mais utilizadas atualmente são:

  • Senha
  • PIN
  • Assinatura eletr√īnica
  • Reconhecimento facial
  • Biometria
  • SMS de confirma√ß√£o
  • E-mail de confirma√ß√£o

Dessa forma, todas as transa√ß√Ķes realizadas pelo PIX s√£o criptografadas e autenticadas. Al√©m disso, existe a chave de seguran√ßa do PIX, que √© √ļnica e realiza a autentica√ß√£o daquela determinada transa√ß√£o. Na pr√°tica, ao escolher o celular como confirma√ß√£o, o usu√°rio recebe uma mensagem SMS com um c√≥digo que deve ser informado no aplicativo do banco.

Enviei dinheiro para o exterior sem cobrança por spread. Faças transferências internacionais com a TransferWise
TrasnferWise

Quais são os risco de realizar uma transação pelo PIX?

No in√≠cio alguns erros e riscos n√£o puderam ser idenditificados pelos desenvolvedores, pelo fato de ser um sistema novo. O principal risco de realizar uma transa√ß√£o pelo PIX √© de que, um criminoso ‚Äúse passe‚ÄĚ pelo usu√°rio e receba os valores ou podendo tamb√©m realizar transfer√™ncias.

Um segundo risco, por√©m mais remoto, est√° em criminosos assumirem a identidade de institui√ß√Ķes financeiras e clonar o certificado digital que √© emitido ao Banco Central para autorizar e autenticar uma determinada transa√ß√£o, dessa forma o "criminoso" consegue desviar o dinheiro dos clientes.

Contudo, o Banco Central possui um dos melhores sistemas antifraudes do mundo, essa possibilidade √© dif√≠cil de acontecer, sendo o mais comum algu√©m ter acesso a chave de seguran√ßa do seu PIX e realizar transa√ß√Ķes ou receber valores em seu nome.

O que s√£o e como funcionam as chaves PIX?

As chaves PIX s√£o formas √ļnicas de identificar as contas dentro do novo sistema de pagamento instant√Ęneo. Para realizar uma determinada transa√ß√£o ser√° necess√°rio digitar a chave PIX e o n√ļmero de celular do destinat√°rio.

Cabe ressaltar, que ela não substitui a senha, o reconhecimento por biometria ou face que é utilizado no seu banco. O uso das chaves PIX é opcional, porém o ideal é que você crie uma nova, dessa forma as chances de erro durante a transação diminuem, já que você precisará digitar apenas a senha para realizar uma transferência.

Após fazer isso, o sistema vai mostrar o CPF ou CNPJ da conta de destino e o nome dela para você checar se é realmente pra aquela pessoa ou empresa que você quer transferir o dinheiro.

√Č importante ressaltar que uma chave pode ser criada apenas uma vez para uma √ļnica conta, se voc√™ cadastrar qualquer um dos seus dados como e-mail, CPF, CNPJ, telefone ou qualquer outra senha e algu√©m tentar cadastrar aquela mesma combina√ß√£o de letras e n√ļmeros na mesma conta, voc√™ receber√° um alerta, pois, aquela combina√ß√£o √© √ļnica e deve pertencer apenas a uma pessoa.

Quantas chaves PIX eu posso ter?

Você pode ter até 5 chaves PIX caso sua conta seja para pessoa física, já como pessoa jurídica é possível utilizar 20 chaves para cada conta em que a empresa for titular.

ūüíł Saiba como fazer uma transfer√™ncia internacional usando a TrasnferWise ūüĆé
TransferWise

Quais as funcionalidades disponíveis que estão associadas às chaves PIX?

As funcionalidades associadas às chaves PIX disponíveis para a utilização são:

  • Registro
  • Exclus√£o
  • Altera√ß√£o
  • Portabilidade
  • Reivindica√ß√£o de posse
  • Verifica√ß√£o de sincronismo
  • Consulta
  • Notifica√ß√£o de infra√ß√£o

√Č poss√≠vel mudar a chave PIX?

Para conseguir alterar a chave PIX, voc√™ deve realizar o processo de portabilidade de chave, no caso da troca de celular, voc√™ deve excluir o n√ļmero antigo e cadastrar o novo.

Se o n√ļmero novo estava sendo utilizado por algu√©m como chave de seguran√ßa, ela ter√° que confirmar que aquele n√ļmero de celular agora √© seu e voc√™ dever√° aguardar 7 dias para que o processo de troca seja finalizado pelo sistema. De maneira pr√°tica, a pessoa ir√° receber uma mensagem da institui√ß√£o financeira que vai perguntar se ela deseja abrir m√£o daquela chave PIX para dar a voc√™, ao confirmar, o processo se inicia e ap√≥s sete dias aquela chave se torna sua.

Essa checagem faz com que caso algu√©m queira utilizar sua chave e voc√™ n√£o tenha trocado de n√ļmero ou n√£o conhe√ßa essa pessoa, voc√™ consegue cancelar e ao mesmo tempo se prevenir de que terceiros utilizem a mesma chave de seguran√ßa que a sua.

O que acontece em caso de roubos e assaltos de celular?

Nos dois casos, para que o criminoso possa fazer qualquer tipo de movimentação na sua conta, ele terá que possuir a senha do aplicativo do banco que está instalada no seu celular e a chave de segurança PIX.

Se o seu celular foi roubado ou você sofreu um ataque cibernético, o primeiro que você deve fazer é informar a instituição financeira. Neste caso, se alguma transferência for feita nesse período a instituição saberá que esse movimento não foi realizado pelo titular da conta.

ūü§¶ Sofreu algum ataque cibern√©tico? Conhe√ßa o que √© e como funciona o seguro cibern√©tico
Seguro Cibernético

√Č poss√≠vel cancelar as transa√ß√Ķes do PIX em caso de fraude?

A √ļnica maneira de cancelar as transa√ß√Ķes do PIX √© fazer isso antes que elas de fato aconte√ßam. Para isso, voc√™ deve garantir que est√° transferindo o valor correto para a conta certa, pois, as transfer√™ncias executadas por este sistema s√£o feitas em cerca de 10 segundos.

Se você fizer uma transferência para uma conta errada ou até mesmo o valor estiver errado, você pode tentar negociar com a pessoa que recebeu o dinheiro. Essa funcionalidade está dentro da plataforma e pode ser usada pela pessoa que recebeu a transferência, já no caso de fraude ou roubo, de momento não existe um procedimento para protege o usuário.

Portanto, é essencial que você guarde em locais seguros as suas senhas, tanto a do aplicativo como a chave de segurança PIX.

Em caso de roubo, como solicitar reembolso do dinheiro?

Para ter direito ao reembolso em caso de roubo, comprove que aquela situação foi fraudulenta, este procedimento deve ser feito de maneira conjunta com o SAC (Serviço de Atendimento ao cliente) da instituição financeira, que será a responsável por realizar o procedimento da devolução do dinheiro.

No momento em que o "criminoso" tiver os seus dados e realizar qualquer transa√ß√£o, todos essas informa√ß√Ķes estar√£o dispon√≠veis no extrato da sua conta. Dessa forma, se voc√™ conseguir comprovar a data e hora que ocorreu o assalto, voc√™ vai poder confirmar que as transa√ß√Ķes ou pagamentos realizados nesse per√≠odo foram feitos pelo criminoso.

Como prevenir fraudes no PIX?

Uma das maneiras de prevenir fraudes no PIX, é através do congelamento de pagamentos podendo ser por 30 minutos durante o dia ou 60 minutos no período da noite. Esse processo pode ser feito pela instituição financeira caso ela suspeite alguma falha ou possível fraude.

Por isso a importancia de nunca compartilhar seus dados, senhas ou a chave de segurança com terceiros e até mesmo em caso de e-mails do seu banco. Confira agora a lista que preparamos para que você saiba como prevenir fraudes no PIX:

  • Confirme sempre a origem do c√≥digo de barras, QR Code ou boleto. Esse passo serve para qualquer m√©todo de pagamento online, inclusive o PIX. Com essa dica voc√™ pode evitar cair em golpes.

  • Sempre atualize os seus aplicativos.

  • Reforce as suas senhas, a final o seu celular ser√° uma carteira digital, por isso a importancia de criar senhas com um n√≠vel alto de dificuldade para assim complicar a a√ß√£o dos "criminosos".

  • Evite usar conex√Ķes de wi-fi ou redes p√ļblicas que sejam desconhecidas.

Quais são os limites para a transação com o PIX?

O limite para as transa√ß√Ķes PIX ser√£o equivalentes a 50% da quantia disponibilizada para a execu√ß√£o de TEDs, esse valor ser√° v√°lido entre os dias 3 de novembro e 28 de fevereiro de 2021. Tamb√©m ser√° v√°lido para pagamentos via QR Code e o per√≠odo v√°lido ser√° entre √†s 6h e 20h.

Nos finais de semana o limite ser√° equivalente ao do cart√£o de d√©bito. J√° em uma segunda etapa, que come√ßar√° a partir de mar√ßo de 2021, o limite para transa√ß√Ķes ser√° maior. Todo esse procedimento est√° sendo feito para garantir a seguran√ßa e mitigar riscos, principalmente nos primeiros momentos em que o PIX ser√° utilizado.

Futuramente caso o cliente queira, também será disponibilizado um botão em que ele poderá diminuir os valores que são transacionados através do PIX.

ūü§Ď Veja como √© f√°cil e seguro pagar as suas contas pelo celular ūüďĪ
Pagar com o celular
Atualizado