Controle financeiro: 10 aplicativos para economizar dinheiro

Atualizado
min reading
Conheça os melhores apps de controle financeiro
Conheça os melhores apps de controle financeiro

Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 48% dos brasileiros não têm controle sobre o dinheiro. Por isso, o aplicativo de controle financeiro surgiu como uma solução para as pessoas conseguirem controlar gastos pessoais, economizar e melhorar a relação com o dinheiro. Saiba mais!


Por que usar aplicativo de controle financeiro?

App de controle financeiro

Um aplicativo de controle financeiro é uma ferramenta digital que pode ser baixada no smartphone. Geralmente, você vai encontrar app de controle financeiro gratuito e pago.

Esses apps têm o objetivo de ajudar os usuários no controle do dinheiro. A ideia é que com a ajuda do app a pessoa consiga lidar melhor com as finanças pessoais ou empresariais.

Outro ponto interessante é o contato do usuário com a educação financeira, que tem o objetivo de economizar dinheiro e ter saldo positivo sejam alcançados.

Essas ferramentas de finanças online oferecem ainda consciência financeira para o usuário consumir de forma cautelosa no dia a dia. Isso porque os apps de controle financeiro incentivam a economizar, ensinam a tomar as melhores decisões sobre o dinheiro e também a planejar um futuro financeiro mais tranquilo.

Como funciona um aplicativo de controle financeiro?

Cada aplicativo de controle financeiro tem as suas próprias funcionalidades, mas, geralmente, esse tipo de ferramenta consegue transformar a vida financeira do usuário.

Isso porque é possível registrar todas as entradas e saídas de dinheiro, além de estabelecer metas financeiras e outras funcionalidades que cada app oferece ao usuário.

Segurança digital Muitos dos aplicativos financeiros não solicitam senhas bancárias, então fique tranquilo quanto à segurança dos seus dados pessoais e financeiros.

Planilha ou app de controle financeiro?

Planinha ou app de controle financeiro?

A planilha de controle financeiro é uma ferramenta mais antiga, mas que pode ajudar quem está começando a pensar em planejamento financeiro.

Porém, sabemos que os aplicativos são mais práticos e fáceis de atualizar no dia a dia através do celular.

Portanto, entre planilha e aplicativo de controle financeiro, nós indicamos o app de organização financeira pela praticidade e facilidade oferecida na palma da sua mão.

Vantagens dos aplicativos de organização financeira

Para explicar a importância dos apps de controle financeiro e justificar que essas ferramentas são eficientes na relação com o dinheiro, nós vamos contar algumas vantagens que eles podem oferecer. Veja a seguir!

Pode ser utilizado em qualquer lugar

Ao realizar uma compra na farmácia ou no supermercado, por exemplo, você pode abrir o app de controle financeiro e fazer o lançamento desses gastos em poucos minutos. Portanto, sempre é possível lançar os gastos diários no aplicativo.

Administrar mais de uma conta

Muitos aplicativos de organização financeira permitem que o usuário gerencie mais de uma conta, ou seja, se você tem conta em dois bancos diferentes, então pode ter o controle dos gastos de ambas sem problemas.

Administra melhor os gastos no crédito

Várias pessoas têm dificuldades em administrar o cartão de crédito, mas por meio do aplicativo de controle de gastos é possível gerenciar melhor as despesas geradas com o cartão.

Criar objetivos de gastos

No app, você pode estabelecer uma meta de limite de gastos por mês para não ultrapassar nas compras mensais. É uma ótima forma de definir o quanto você deseja gastar para não atrapalhar suas finanças e entrar no vermelho.

Relatórios completos

Os aplicativos financeiros ajudam o usuário a ter uma visão total dos gastos mensais com informações valiosas sobre as despesas. Dessa forma, o usuário consegue verificar o que pode ser melhorado e o que está acertando em relação ao dinheiro.

Os melhores aplicativos de controle financeiro

Agora que você sabe o que é, como funciona e quais são as vantagens que o aplicativo de organização financeira oferece, o próximo passo é conhecer algumas opções disponíveis do mercado.

Se você busca ter mais controle do dinheiro para aprender mais sobre educação financeira e quer melhorar o seu saldo no final de cada mês, então confira os apps de organização financeira que você pode baixar no seu smartphone. Veja a seguir!

10 aplicativos de controle financeiro

1. Mobilis

O aplicativo Mobilis tem um sistema de controle financeiro pessoal online e fácil de utilizar no dia a dia. É possível gerenciar todos os seus cartões de crédito para organizar as faturas e ter controle dos limites estabelecidos para não se endividar.

Você ainda pode estabelecer metas de gastos para cada categoria de despesas e receber alertas com dicas e informações sobre economia de dinheiro.

Vale destacar que o aplicativo que funciona em modo noturno, ou seja, economiza a bateria do celular, oferece acessibilidade e um design que se preocupa com a saúde visual do usuário.

2. Organizze

O aplicativo Organizze facilita o controle das suas finanças com facilidade na palma das mãos.

A utilização do aplicativo é bastante simples e sempre que o usuário tiver alguma dúvida é possível contatar o suporte do app Organizze.

As principais utilidades do Organizze são: controle das despesas mensais, criação de metas financeiras, acesso aos relatórios simplificados e muito mais.

O ponto positivo do aplicativo é a possibilidade de exportar dados bancários do passado para ter acesso ao histórico dos gastos.

3. Spendee

O Spendee é um aplicativo de gestão financeira que pode ser baixado em aparelhos Android e iOS.

Ele tem toda a sua interface em inglês, mas consegue utilizar o app mesmo quem tem pouca familiaridade com a língua inglesa.

É possível colocar um alarme diário para receber notificações sobre a rotina dos seus gastos, entre outras informações para categorizar as despesas.

Vale destacar que esse app de controle de gastos é gratuito, mas possui uma versão paga sem anúncios.

4. Wallet

O app Wallet ajuda os usuários a ter mais controle dos gastos para se concentrar em metas financeiras para o futuro.

Mais de cinco milhões de usuários já utilizam o aplicativo de controle financeiro Wallet. As principais funcionalidades desse app são o lançamento de rendimentos e gastos, análises de gráficos, sincronia de contas bancárias e muito mais.

5. Minhas Economias

Economizar dinheiro

O app Minhas Economias é gratuito e também pode ser baixado pelos aparelhos com sistema Android e iOS. A vantagem desse app é a possibilidade de fazer os lançamentos dos gastos sem precisar estar conectado à internet.

Só será preciso fazer a sincronização dos lançamentos off-line quando você acessar a internet. É possível criar metas a curto ou médio prazo e objetivos que demandam mais tempo e maior economia.

6. Guiabolso

O Guiabolso é um aplicativo completo que vai além do planejamento financeiro, já que possui opções de empréstimo, investimentos, seguros e muito mais.

Esse app permite que você gerencie todas suas contas e cartões em um único lugar, a fim de trazer soluções de gestão financeira de acordo com o seu perfil.

É possível organizar as finanças de forma prática e fácil direto do seu celular em poucos cliques. O app faz uma análise de perfil com as comparações dos usuários para identificar um parâmetro de despesas e organizações financeiras adequadas para cada perfil.

7. Orçamento Fácil

O aplicativo Orçamento Fácil utiliza as contas e cartões de crédito cadastrados para passar as informações financeiras importantes para o usuário.

O app ainda permite criar um orçamento para o usuário cuidar da vida financeira de forma fácil e personalizada. No aplicativo Orçamento Fácil é possível criar categorias de consumo para gerenciar melhor as despesas diárias.

Para não perder as datas dos pagamentos das principais despesas, o usuário pode definir lembretes para ser notificado sobre a data de vencimento e não perder o pagamento.

8. Expense IQ

O app Expense IQ é perfeito para quem procura relatórios financeiros mais técnicos e com mais detalhes sobre as despesas.

Os relatórios diferenciados permitem a criação de um fluxo de caixa mensal com categorias de gastos e que pode ser criado automaticamente.

É possível criar orçamentos pessoais para entender sua rotina de gastos e ser avisado quando exceder os limites estabelecidos.

O usuário que tem contas em outras moedas pode usar a classificação de mais de 150 moedas estrangeiras.

9. Fortuno

O aplicativo Fortuno é uma ótima opção para quem deseja controlar sua vida financeira através do smartphone.

O objetivo do app é ajudar o usuário a entender como ele gasta o dinheiro, como é possível criar orçamentos, economizar e começar a poupar.

É possível cadastrar e controlar os cartões de crédito para lançar os gastos diários e realizar os pagamentos dos boletos.

O aplicativo tem um design leve e intuitivo para o usuário navegar com facilidade e praticidade no dia a dia.

10. Minhas Contas

O aplicativo Minhas Contas é um guia mais simples para quem deseja ter um controle básico sobre as suas finanças. Você pode colocar alertas para lembrar sobre os dias dos pagamentos das contas para não sofrer com juros ou dívidas.

Por isso, esse é um ótimo app para quem busca mais controle dos pagamentos dos boletos e costuma esquecer as datas de vencimento. O usuário tem acesso ao histórico das contas e despesas para gerenciar melhor a vida financeira.

Qual é o melhor aplicativo de controle financeiro?

Após ver essa lista com os melhores apps de organização financeira, você pode estar na dúvida sobre qual escolher. Recomendamos verificar a interface desses apps para escolher a melhor opção para você usar e ter mais controle do seu dinheiro. As funções de todos eles são bastante similares, por isso é importante ver com qual você se adapta melhor.

Selectra Seguros

Saiba mais sobre Finanças na Selectra!
Informações e dicas sobre investimento e finanças de um jeito simples para você!

Aproveite para ler outros artigos sobre finanças, investimentos e empréstimos!