Internet lenta e sem conexão na quarentena, o que fazer?

Depois do isolamento social a sua internet ficou mais lenta? Com a pandemia do Covid-19, o uso de internet aumentou muito no Brasil e a qualidade do serviço não conseguiu acompanhar o aumento da demanda. O que fazer nesta situação? Confira aqui como você pode garantir a boa qualidade da sua conexão de internet na quarentena!
Sumário:
Velocidade Internet x Isolamento Social

Nos últimos meses, o serviço de internet, que já era considerado essencial para muitos brasileiros, passou a ser mais ainda com a quarentena, devido ao aumento do trabalho remoto, aulas online, consumo de filmes e séries em streaming, lives e outros.
Esse uso excessivo e aumento de pessoas conectadas fez com que a qualidade da banda larga caísse e as reclamações por falta de conexão e internet lenta aumentou. O grande motivo para isso é que a qualidade do serviço de internet não acompanhou a demanda, o que fez com que os clientes das operadoras de telecomunicações tivessem dificuldade em realizar as suas atividades.
Você já teve problemas na sua conexão de internet durante a quarentena? Se a sua resposta é positiva, veja aqui os direitos do consumidor para manter a boa qualidade da internet.
Internet Lenta, o que fazer?
Se você está com problemas de queda de conexão e internet lenta durante o isolamento social, o primeiro passo é fazer o teste de velocidade da internet. É importante saber que as prestadoras devem oferecer uma média mensal de 80% da velocidade de internet contratada e 40% durante mediação instantânea.
Se ao fazer o teste, a velocidade da sua banda larga for inferior, o próximo passo é entrar em contato com a sua operadora de telecomunicações. A prestadora tem até 30 dias para solucionar o problema. Se o problema não for solucionado dentro deste prazo, o consumidor tem o direito de solicitar o abatimento proporcional ou cancelar o plano de internet sem pagar nenhuma multa de rescisão.
Caso o problema prossiga, você pode entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ou Procon. Para tal, basta vocês ligar para a Anatel pelo número 1331 ou pelo site. Já pelo Procon, acesse o site e registe uma reclamação.
Direitos do Consumidor - Queda de Conexão

Como já foi mencionado, caso a sua conexão esteja instável ou a sua internet esteja lenta, você pode escolher entre o cancelamento do plano ou abatimento.
Mas como funciona o abatimento proporcional? Se a sua conexão cair por um período, você pode solicitar a sua operadora que o todo tempo que o serviço não estava funcionando seja reembolsado. Este valor será descontado na próxima fatura.
Vale ressaltar que se a operadora comunicar com 7 dias de antecedência a queda da conexão por causa de manutenção, o cliente não poderá solicitar o abatimento proporcional do serviço.
Não consigo pagar meu plano de internet, o que fazer?

Infelizmente, com o a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros passaram a ter mais problemas financeiros. Se você não está conseguindo pagar as faturas do seu plano de internet é interessante ver todas as possibilidades para que você não se endivide ou tenha problemas futuros maiores.
Para isso, saiba que é possível suspender o seu plano por um prazo entre 30 e 120 dias. Assim você não terá que pagar pelo pacote e quando estiver em uma situação melhor, basta solicitar que a operadora retome o serviço. É importante saber que depois dos 120 dias a sua internet será reativada automaticamente.
Fique por dentro de todos os direitos do consumidor aqui na Selectra! Saiba como solucionar os seus problemas e as nossas melhores dicas para você.