Internet lenta e sem conexão na quarentena, o que fazer?

Inetrenet Lenta Quarentena
Roteador e consumidor

Depois do isolamento social a sua internet ficou mais lenta? Com a pandemia do Covid-19, o uso de internet aumentou muito no Brasil e a qualidade do serviço não conseguiu acompanhar o aumento da demanda. O que fazer nesta situação? Confira aqui como você pode garantir a boa qualidade da sua conexão de internet na quarentena!


Velocidade Internet x Isolamento Social

Velocidade Internet

Nos últimos meses, o serviço de internet, que já era considerado essencial para muitos brasileiros, passou a ser mais ainda com a quarentena, devido ao aumento do trabalho remoto, aulas online, consumo de filmes e séries em streaming, lives e outros.

Esse uso excessivo e aumento de pessoas conectadas fez com que a qualidade da banda larga caísse e as reclamações por falta de conexão e internet lenta aumentou. O grande motivo para isso é que a qualidade do serviço de internet não acompanhou a demanda, o que fez com que os clientes das operadoras de telecomunicações tivessem dificuldade em realizar as suas atividades.

Você já teve problemas na sua conexão de internet durante a quarentena? Se a sua resposta é positiva, veja aqui os direitos do consumidor para manter a boa qualidade da internet.

Internet Lenta, o que fazer?

Se você está com problemas de queda de conexão e internet lenta durante o isolamento social, o primeiro passo é fazer o teste de velocidade da internet. É importante saber que as prestadoras devem oferecer uma média mensal de 80% da velocidade de internet contratada e 40% durante mediação instantânea.

Se ao fazer o teste, a velocidade da sua banda larga for inferior, o próximo passo é entrar em contato com a sua operadora de telecomunicações. A prestadora tem até 30 dias para solucionar o problema. Se o problema não for solucionado dentro deste prazo, o consumidor tem o direito de solicitar o abatimento proporcional ou cancelar o plano de internet sem pagar nenhuma multa de rescisão.

Atendimento Claro
Telefone Claro
Saber mais
Atendimento Vivo
Telefone Vivo
Saber mais
Atendimento TIM
Telefone TIM
Saber mais
Atendimento Oi
Telefone Oi
Saber mais

Caso o problema prossiga, você pode entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ou Procon. Para tal, basta vocês ligar para a Anatel pelo número 1331 ou pelo site. Já pelo Procon, acesse o site e registe uma reclamação.

Direitos do Consumidor - Queda de Conexão

Conexão de Internet

Como já foi mencionado, caso a sua conexão esteja instável ou a sua internet esteja lenta, você pode escolher entre o cancelamento do plano ou abatimento.

Mas como funciona o abatimento proporcional? Se a sua conexão cair por um período, você pode solicitar a sua operadora que o todo tempo que o serviço não estava funcionando seja reembolsado. Este valor será descontado na próxima fatura.

Vale ressaltar que se a operadora comunicar com 7 dias de antecedência a queda da conexão por causa de manutenção, o cliente não poderá solicitar o abatimento proporcional do serviço.

Não consigo pagar meu plano de internet, o que fazer?

Pagar Fatura

Infelizmente, com o a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros passaram a ter mais problemas financeiros. Se você não está conseguindo pagar as faturas do seu plano de internet é interessante ver todas as possibilidades para que você não se endivide ou tenha problemas futuros maiores.

Para isso, saiba que é possível suspender o seu plano por um prazo entre 30 e 120 dias. Assim você não terá que pagar pelo pacote e quando estiver em uma situação melhor, basta solicitar que a operadora retome o serviço. É importante saber que depois dos 120 dias a sua internet será reativada automaticamente.

Fique por dentro de todos os direitos do consumidor aqui na Selectra! Saiba como solucionar os seus problemas e as nossas melhores dicas para você.

Atualizado