Anatel aprova acordo entre Vivo e TIM para expandir cobertura

Atualizado
min reading
Cobertura celular
Acordo entre Vivo e TIM é aprovado | Operadoras compartilharão infraestrutura de rede móvel

Após quase um ano de negociações e processos burocráticos, a Anatel aprovou o acordo entre duas das maiores operadoras do país para a expansão da cobertura com o compartilhamento da infraestrutura de rede móvel.


Anatel aprova acordo de compartilhamento entre TIM e Vivo

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou no início deste mês o acordo para o compartilhamento de infraestrutura da rede móvel sob a forma de ran sharing entre duas das maiores operadoras do Brasil, TIM e Vivo.

O que é Ran Sharing?De maneira simples e resumida, o ran sharing é um recurso técnico utilizado por duas ou mais operadoras para o compartilhamento de recursos.

Com esta decisão, agora a operadora TIM e a operadora Vivo poderão expandir a cobertura de roaming em aproximadamente 2.700 municípios utilizando a mesma rede. A agência rejeitou o último recurso das operadoras Claro e Algar Telecom que estavam contra o compartilhamento de rede por parte das rivais.

Segundo o redator da decisão, o conselheiro Carlos Baigorri, o compartilhamento de infraestruturas devem ser estimulados. A Anatel determinou que seus departamentos técnicos avaliem a melhor forma para solucionar as falhas relacionadas a cobertura e a expansão dos serviços em municípios, rodovias e estradas brasileiras.

Operadora TIM

Ligue grátis e confira a cobertura da TIM na sua região!

Operadora Vivo

Ligue grátis e confira a cobertura da Vivo na sua região!